Ilustres ilustrações

22/04/2017 às 17:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Quem estuda para um concurso, ou para qualquer outro fim, deve se perguntar por que as atitudes dos líderes tendem a ser imitadas. É que elas trazem intrinsecamente muitas mensagens, que não podem ser transmitidas apenas com palavras. É acertado o dito popular, segundo o qual “um gesto vale mais que mil palavras”. Na doutrina militar se diz que “o exemplo arrasta”, ou seja, motiva o subordinado a agir do mesmo modo.

O mesmo ocorre com as ilustrações. No contexto de um livro, elas estão para o texto assim como os exemplos estão para os conselhos. Elas dizem muito mais que as palavras. Ajudam a memorizar um conceito, uma fórmula ou um dado específico.

Mas as ilustrações podem vir disfarçadas nas descrições e nos “causos” dos escritores e professores. Quando elas contêm uma “pitada” de elementos inusitados ficam melhores ainda. Mesmo sem qualquer tipo de imagem, costumam ilustrar os conteúdos lecionados com detalhes que despertam o interesse dos alunos e dos leitores.

Um dos meus melhores professores de Direito Penal apresentou-nos o seguinte caso: uma mãe, passeando numa praia com seu filho de três anos, concluiu que estava numa área de nudismo. Afinal, deparou-se com outra mulher jovem, escultural, de vinte anos, totalmente nua. Tomada por premente necessidade de ir ao banheiro, pediu à praticante de nudismo que guardasse a criança por alguns minutos, tempo suficiente para o garoto sofrer lesão corporal por acidente.

Em seguida ele propôs diversas questões sobre o dever de guarda, proteção e vigilância para nos posicionarmos sobre a responsabilidade penal. Ao final da aula, um dos alunos perguntou qual era relação da nudez com o tema estudado. E a resposta foi genial: “Não tem relação alguma. A nudez da mulher jovem e escultural é apenas para vocês guardarem o exemplo”.

Assim são as ilustrações. Tomadas isoladamente, podem não significar muita coisa. Mas, associadas ao que você quer aprender, elas têm um poder de síntese fenomenal. As palavras podem ser boas. Mas, para que sejam melhores ainda, devem ser ilustradas, ainda que por meio de uma descrição inusitada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por