Mães do passado, presente e futuro

22/04/2017 às 20:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

No último Domingo comemoramos a dia das mães. Então, apresento minhas escusas por este artigo não ter sido publicado exatamente no dia delas. Bem, ainda estamos no mês dedicado às mães e às noivas, que são futuras mães. E este texto é também uma homenagem às mães do futuro.     

Mas vejamos primeiramente as mães do passado. Refletindo sobre os tempos das cavernas, concluiremos que é a maternidade (e não aquela outra) a mais antiga profissão do mundo. Nesse sentido, pesquisas recentes da Universidade de Virgínia/EUA indicam a força primitiva da fêmea: “Durante a maternidade as mulheres contam com um aumento de cerca de três vezes na memória” (fonte: www.concursospublicos.pro.br - acesso em 3/3/2015). E já perdemos a conta dos milhões de mulheres que transformaram a maternidade num ato heroico. Aí estão as mães do passado.

As mães do presente são as que receberam homenagens no último Domingo. Elas, além de mães, exercem muitos outros papéis. Podem ser irmã, avó, filha, neta, prima, amiga, vizinha, estudante, trabalhadora (sobretudo trabalhadora).

E as “mães do futuro”? A expressão comporta dois significados: 1) a mãe que deseja um futuro melhor para o filho ou filha; 2) a mulher que planeja ser mãe um dia. Sobre o primeiro significado... ah, como é bom um gesto que expressa o desejo de sucesso. O concurseiro vai à guerra feliz quando percebe isso no sorriso e no olhar da mãe.

Tive um aluno que, desde a adolescência, o que mais desejava da “má-drasta” era conquistá-la com se fosse sua mãe. Mas dela só recebia críticas, provocações, acusações e pragas. Dizem que praga de mãe pega. Mas as da “má-drasta” não pegaram.

Quando aquele dedicado aluno se deu conta de que era impossível conquistar a “má-drasta”, foram inúteis as gargalhadas debochadas quando o enteado se concentrava na leitura de uma apostila. Igualmente inútil tornou-se o pouco caso dos comentários do tipo “você acha mesmo que vai passar no vestibular? Meus filhos têm muito mais chances que você”.

Ao se isolar dessas hostilidades, ele acabou encontrando o amor de mãe que nos remete ao segundo significado da expressão “mãe do futuro” (a mulher que planeja ser mãe um dia). Ao desistir da madrasta, a sorte, a providência divina, e as virtudes que percebia em si mesmo, resultaram na conquista de uma jovem digna do seu afeto.

Ela, encantada pela dedicação do parceiro, tronou-se uma verdadeira mãe, com o mais profundo desejo de constituir família. Aí, sim: formalizada a união, os estudos renderam que era uma beleza. A gravidez, que era uma realidade de desejo, tornou-se literal. O casal empenhava-se nos estudos. O nascimento do filho confirmou a pesquisa sobre aumento da capacidade de memória da mãe. As aprovações em concursos não tardaram para ambos.

Essa trajetória de sucesso começou quando o aluno encontrou uma “mãe do futuro”. Então, neste mês dedicado às noivas e às mães, cumprimento todas elas, mas de modo especial as mães do futuro, ou seja, as mulheres que ainda serão mães.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por