O lepo lepo e a concurseira

22/04/2017 às 17:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

No último carnaval, o maior sucesso musical foi “lepo lepo”. A letra conta a história de um rico que ficou pobre. E qual seria a reação da esposa, ou talvez companheira? Ela estava com ele por dinheiro ou por causa do “lepo lepo”? O contexto da música permite diversos sentidos para esta expressão: ela está comigo por causa do meu caráter, por que gosta de mim, porque a faço feliz, etc. Mas, qualquer que seja o sentido, muitos homens se atormentam com a possibilidade de descobrirem que sua companheira gosta mesmo é de dinheiro. E sabedoria popular ainda ensina: “quando o dinheiro sai pela porta o amor pula pela janela”.

E eis que Amanda Valverde, uma brasiliense de dezesseis anos, fez uma paródia do “lepo lepo”. Em entrevista a uma TV, ela contou que uma amiga, “concurseira de carteirinha”, foi abandonada pelo namorado. Alguns meses depois, ela triunfou num concurso de boa remuneração. Então, considerando o interesse do antigo namorado em reatar a relação, a dúvida vivida geralmente por nós, os homens, passou a ser da mulher: “Será que ele quer a minha companhia ou o meu dinheiro?”

Um homem pode passar a vida inteira em dúvida. A mulher, não. Os versos da paródia deixam isto claro: “Fiquei sabendo que você tá duro, pé rapado. Se lascou, seu abusado (...) Agora eu tô bem de verdade, você nunca vai me merecer. Hoje eu tenho carro, tenho teto e já não ouço mais o teu lero lero. Mereço mais do que seu lepo lepo”.

Das confidências que já ouvi de muitas concurseiras, há quase sempre um ponto comum: o triunfo num cargo público propicia uma libertação. Não me refiro apenas à libertação econômica, mas todas as outras que lhe são somadas: a libertação de um pai opressor, de uma irmã ou irmão invejoso, de um vizinho fofoqueiro e, quase sempre, de um namorado, companheiro ou marido que só tem “lepo lepo” para oferecer.

Meus cumprimentos à jovem Amanda Valverde. Mais do que homenagear uma amiga, ela descreveu a realidade vivida por muitas concurseiras que, com determinação, renúncia e disciplina de um soldado, entram na guerra do concurso para realizar seus sonhos de libertação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por