Pênalti bem marcado

17/07/2018 às 19:16.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:27

Era um jogo decisivo para uma grande equipe de futebol. Caso perdesse, cairia para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, a equipe seguia bem-sucedida na Copa Libertadores. Coisas do futebol e suas caixinhas de surpresas.

Diante destas circunstâncias, não havia nos órgãos de Segurança Pública nenhum indicativo de violência nos estádios. É por isso que a PM designou para o evento uma pequena equipe, sob a liderança de um sargento. Ele era experiente, justo e de conduta proba. Sabia conjugar as virtudes de serenidade com atitude firme. Mas nunca escondera sua paixão pelo time que corria o risco de ser rebaixado.

Como havia poucos torcedores, o comandante do policiamento permitiu a si mesmo apreciar o jogo, pois tudo corria na mais perfeita ordem. E, por não haver nenhum inimigo a ser combatido na Segurança Pública, ele não conseguia disfarçar a lenta, porém inexorável, transformação de agente da lei em torcedor.

Terminou o primeiro tempo... começou o segundo... e nada de um golzinho para livrar a grande equipe do rebaixamento. Mas eis que um dos atletas caiu dentro da área adversária. O sargento, esquecendo completamente o seu papel institucional, gritou bem alto, à beira do gramado: “Pênalti!!!”.

Levando as duas mãos à cabeça, percebeu que estava usando o capacete militar. E tentou recompor a postura e compostura de policial. Mas já era tarde, a julgar pelo olhar dos profissionais a seu redor, inclusive da imprensa e até os atletas próximos ao lance.

O árbitro, vacilando e completamente indeciso, olhou para o sargento-torcedor com se estivesse consultando o lance pelo vídeo, tal como ocorreu na recente Copa da Rússia. Naquelas frações de segundos, que pareciam uma eternidade, os jogadores “escaneavam” o olhar entre o juiz e o policial, com se este fosse um bandeirinha de hierarquia superior.

– Pênalti – disse enfim o juiz, apontando para a marca da cal. Nenhum atleta do time adversário se atreveu a protestar. E... gooool! Faltou só o sargento assim gritar.

E foi pênalti mesmo? Os cronistas esportivos não chegaram a um consenso sobre isso. Mas o certo é que foi um pênalti bem marcado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por