Volte às aulas, mas vá à guerra

22/04/2017 às 19:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Nas próximas horas, as principais ruas e avenidas das nossas metrópoles, que já enfrentam o caos do trânsito, estarão ainda mais cheias de automóveis e vans, transportando os estudantes. Não é raro o agravamento desse quadro com a pouca educação de alguns motoristas. Eles costumam ser vistos nas vias de acesso às escolas, abusando das filas duplas. Falta cordialidade e sobra mau exemplo, sobretudo para os filhos. Início de semestre letivo é sempre assim: nas escolas os alunos voltam às aulas; e no trânsito eles vão à guerra.

Mas existem outras guerras que aguardam os estudantes: a guerra das madrugadas empenhadas nas lições, a guerra da dedicação às leituras, a guerra das revisões, a guerra, enfim, das provas e dos concursos. As batalhas dessas guerras podem ocorrer durante os pequenos intervalos no trabalho, os programas de TV que não mais serão vistos, os acessos à INTERNET que serão limitados... Cada minuto será precioso nos estudos.

Se você realmente quer triunfar na vida, seja numa carreira pública ou privada, enfrente todas as batalhas do dia-a-dia. Nessa jornada, você encontrará muitos aliados e alguns inimigos. Mas, se tudo na vida fosse fácil, seria até sem graça. É por isso que você encontrará aqueles que percebem o seu firme propósito de triunfar, e, por isso, torcem contra e se roem de inveja. Mas, mantendo o foco nos seus sonhos e objetivos, eles conseguirão apenas duas coisas: 1) tornar suas derrotas menos amargas; 2) fazer suas vitórias muito mais saborosas.

Então, desejo um bom ano letivo a todos os alunos, sejam os do ensino fundamental, os do ensino médio, dos vestibulares e das faculdades. E, claro: desejo a todos os concurseiros, e também aos meus alunos de Direito, que tenham bons estudos. 

 Se você quer se juntar a esse grande exército de alunos empenhados em aprender e em conquistar mais vitórias que derrotas, não deixe que seu maior aliado vire seu maior inimigo. Refiro-me a você mesmo, pois, cada vez que for dominado pelo desânimo, cada vez que “inventar” argumentos para si mesmo na direção da desistência, aí estará seu maior inimigo. Mas, cada vez que você retomar o empenho diante de um fracasso, prosseguindo na guerra apesar de uma batalha perdida, aí estará seu maior aliado.

Para alcançar sucesso na vida, não se limite a apenas voltar às aulas. Seja qual for o seu sonho ou seu projeto de futuro, seja qual for o seu grau de instrução, seja qual for sua idade, mantenha-se firme nos estudos. Então, volte às aulas, mas vá à guerra.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por