Barulho: escolha bem o apartamento

12/08/2017 às 21:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:03

Muitas pessoas em busca de um local para morar deixam de refletir sobre pontos importantes na hora de escolher o imóvel. A falta de atenção, critérios ou até mesmo a carga emocional em obter uma nova residência pode gerar grandes problemas futuramente.

Alguns proprietários têm sido surpreendidos ao adquirir um apartamento logo abaixo de uma “Top House’’, que consiste numa cobertura invertida, na qual, os espaços de lazer, piscina, churrasqueira, confraternização, festas, são realizados no primeiro piso do apartamento, enquanto os quartos ficam na parte superior. O problema, é que o barulho do movimento mais “animado” do primeiro piso é suportado pelos moradores do andar debaixo.

Adquirir um apartamento ao lado do salão de festas do prédio ou embaixo de uma “Top House’’, para quem procura sossego e paz após um dia de trabalho, pode não ser boa ideia, já que existem diversas pessoas que agem de maneira egoísta e individualista e não respeitam o outro, fazendo festas com som alto e barulhos em excesso.

O fato dessas confraternizações ocorrerem na parte inferior da cobertura faz com que o incômodo para o vizinho do andar de baixo seja muito maior, já que o apartamento está ligado diretamente ao local onde os saltos altos, o arrastar de móveis e as brincadeiras das crianças impedem o descanso de quem comprou sem analisar essa possibilidade.

É preciso que os adquirentes tenham cautela em suas escolhas para evitar surpresas com algo inesperado e inimaginável por quem não está habituado às diversas variáveis que somente os especialistas estão aptos a alertar. A decepção e os aborrecimentos surgem também por falta de conhecimento da existência de boates, clubes, escolas e ainda do início de obras de grandes empreendimentos nas proximidades da moradia, que podem gerar barulho e poeira por anos.

É comum encontrar também diversas pessoas que mudam do local onde residem por conta de fatos que passam a ocorrer aos arredores de sua rua. Muitos nem imaginam que logo na zona sul, em bairros nobres, há pontos que os travestis e garotas de programa se exibem em pequenos trajes, proporcionando brigas, comercialização de drogas e insegurança que acabam perturbando o sossego dos moradores.

Em vários casos o proprietário incomodado pode exigir amigavelmente ou judicialmente uma solução, pois vender e mudar acarreta um custo tão alto que vale a pena lutar pelo sossego em prol de sua saúde. Mas há outros casos que o problema está fora do edifício e nesse caso resolver os incômodos se torna um desafio.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por