De Atenas para Londres!

19/11/2017 às 22:33.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:47

Maratonas. No final do ano, as principais competições de pista já ocorreram e os atletas se encontram no período de transição, realizando a preparação para o próximo ano. No entanto, para as corridas de longa distância, ainda é um período de auge competitivo. No Brasil, por exemplo, nos últimos meses são realizados os maiores eventos nacionais de corrida, como a Volta Internacional da Pampulha e a tradicional Corrida de São Silvestre.

No cenário mundial, ocorreu em setembro a famosa Maratona de Berlim, com mais de 40mil participantes. A mesma é considerada umas das maratonas mais rápidas do mundo devido ao seu percurso plano e condições climáticas favoráveis. Mais recentemente, no dia 4 de novembro ocorreu a maratona de Nova Iorque com seus 50 mil inscritos. Com relação aos resultados, sem dúvida alguma, o continente africano domina os pódios dos grandes eventos de corridas de longa distância, contando com os atuais recordistas mundiais da maratona, a queniana Mary Keitany no feminino(2h17min02s) e o queniano Dennis Kimetto no masculino (2h02min57s).

O ato de correr grandes distâncias, se difundiu no final dos anos 1960 com o desenvolvimento de um teste de avaliação de desempenho físico em apenas 12 minutos, o Teste de Cooper, de Kenneth Cooper. Após sua prática ter sido aplicada na Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 1970, rapidamente milhares de pessoas iniciaram a prática da corrida, porém devido ao exagero nas distâncias, até o próprio Kenneth afirmou mais tarde que o mais seguro, e também sua preferência pessoal seria apenas a realização da caminhada.

Já a origem da maratona é conhecida pelo grande feito do soldado Pheidippides (encarregado de levar a mensagem de vitória dos gregos na guerra) que correu o percurso de cerca de 40km que separam as cidades de Maratona e Atenas. O fato curioso se remete à mudança da distância da maratona moderna, que hoje possui como percurso oficial 42.195km. A maratona foi considerada uma das mais nobres provas olímpicas desde a disputa dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, sempre com a distância de 40km. Entretanto, nos Jogos de Londres em 1908 foram acrescentados 2.195m para que a família real pudesse acompanhar a largada da prova dos jardins do Palácio de Verão, modificando desde então o percurso total da prova.

Nós do CTE-UFMG, também tivemos a oportunidade de sermos influenciados no meio esportivo pelos britânicos ao recebermos a notícia da escolha do CTE como centro de treinamento exclusivo para a delegação da Grã-Bretanha durante a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A qualidade de nossa estrutura ganhou reconhecimento e alcance mundial e de alguma forma o Brasil começou também a se destacar no cenário esportivo. Caminhamos então para o nosso desejo, de transformar Belo Horizonte em uma cidade marcante na história do esporte, assim como Atenas e Londres!

Colaboração: Ingrid Oliveira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por