Fugindo do “Elefante branco”

30/07/2017 às 21:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:50

Um futuro promissor, é o que sempre se espera daquilo que é construído no presente. Para isso, é necessário um grande investimento no trabalho de base, para então colher os frutos posteriores, e ainda para que os bons frutos continuem tendo sequência, o bom trabalho não pode parar.
O Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, um dos melhores do Brasil e América Latina, foi construído com o objetivo de elevar o nível do esporte mineiro e brasileiro, principalmente em modalidades que possibilitam um grande número de medalhas olímpicas, como atletismo e natação. O investimento foi alto, porém hoje Minas Gerais já ganhou visibilidade mundial devido a qualidade das instalações, com inúmeros elogios de atletas da Grã-Bretanha, Polônia, entre outros países. O Projeto de Desenvolvimento do Esporte financiado pelo Ministério do Esporte que é desenvolvido no CTE, ainda conseguiu reerguer uma modalidade que estava em declínio em Minas Gerais: o atletismo. Em pouco mais de 4 anos de projeto, iniciado do zero, o CTE conseguiu captar, e formar atletas que já figuram entre os melhores do Brasil em suas categorias, inclusive com passagens internacionais, além de formar toda uma equipe técnica de qualidade para o desenvolvimento desta tão diversa modalidade.

Contamos um pouco do passado e do presente do CTE e de seu atletismo, e agora ansiamos por saber como será o nosso futuro. A política brasileira passa por um turbulento momento, o momento pós-Rio 2016 definitivamente não está como o esporte brasileiro esperava. Recentemente, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, pediu demissão do cargo, afirmando que a política brasileira está viciada, que as decisões não são tomadas de forma a contribuir efetivamente com o desenvolvimento do esporte, mas sim com ações políticas, que por fim geram um lucro privado. Luiz, que a pouco tempo havia visitado o CTE, confirmou o bom investimento do dinheiro público na excelente estrutura física e no ótimo trabalho ali desenvolvido. Recentemente também eu, e mais dois técnicos de atletismo do CTE, passamos por um período de estágio na equipe de atletismo Polonesa em Spala, aprendendo novas tecnologias e técnicas para contribuir com o atletismo de Minas Gerais.

O fato que nos aflige agora, é a grande ameaça de não conseguirmos dar continuidade a todo longo trabalho já realizado, desde a construção do CTE, formação de atletas, formação e capacitação da equipe técnica, criação de parcerias nacionais e internacionais, etc. Pois, o Ministério do Esporte resiste na renovação deste projeto de comprovada eficácia, afetando assim todo o futuro do atletismo brasileiro. Vamos torcer para que a base construída com muito esforço não seja destruída com um simples não, e que o futuro do atletismo brasileiro possa ser de dias mais dourados, assim como esperamos que seja a despedida de Usain Bolt, que ocorrerá nos dias 4-13 de agosto no Campeonato Mundial de Londres!

Colaboração: Ingrid Moreira

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por