Incertezas

24/04/2017 às 10:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:15

Planejamento. É ensinado que, para o alcance de grandes conquistas, um bom planejamento é fundamental. Traçar metas, estabelecer prazos, analisar os obstáculos, entre outras ações, são cruciais para o êxito de um bom planejamento e sua posterior prática. No meio esportivo, isso não é diferente. Normalmente, atletas de alto nível baseiam seu planejamento em ciclos olímpicos, ou seja, durante quatro anos eles já possuem uma meta de onde querem chegar e quais ações deverão ser feitas para alcançar o objetivo. Sabemos também que qualquer alteração de um bom planejamento devido a circunstâncias externas exige um rápido esforço para o ajuste e a contenção das perdas referentes às mudanças bruscas. Sendo assim, ter a certeza de que o planejado poderá ser cumprido é fundamental para o desempenho de um atleta de elite.

No atletismo, cada técnico, juntamente com os demais envolvidos da comissão, além do próprio atleta, realizam um planejamento individual visando a meta de cada um, encaixando os treinos, as competições, os testes, folgas e demais variáveis. No Brasil e no mundo, este modelo é seguido em todas as categorias e níveis de rendimento, porém algo que atualmente tem atrapalhado um bom planejamento dos atletas brasileiros são as incertezas no nosso meio esportivo. Mudanças de calendários, incerteza de ajuda financeira, falta de critérios de convocação para as seleções, e até mesmo instabilidade sobre os locais de treinos ou se o clube ao qual pertencem sobreviverá no próximo ano.

No calendário do atletismo brasileiro, a competição nacional mais importante chama-se Troféu Brasil, realizado neste ano entre 9 e 11 de junho, no Rio de Janeiro. Até pouco tempo atrás, não sabíamos ao certo quais seriam os critérios para participação, nem as datas para obtenção dos índices necessários, gerando insegurança entre atletas e técnicos. Felizmente, hoje temos esses critérios definidos, e todo um trabalho entre as diversas equipes do Brasil já está sendo feito para que a maior competição nacional seja realmente de altíssimo nível, revelando quem sabe, atletas promissores para as próximas Olimpíadas.

Felizmente, uma certeza que temos é sobre a realização do Meeting de Atletismo da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-MG), que ocorrerá no dia 29 de abril, no CTE-UFMG. Apesar de todas as dificuldades, principalmente a falta de recursos financeiros devido a cortes do apoiador principal, a equipe do CTE e a Federação Mineira de Atletismo (FMA) juntaram forças e recursos para não decepcionarem técnicos e atletas que já esperavam por esta competição, prevista no calendário mineiro. Sendo assim, gostaríamos de convidar toda a comunidade para aproveitar a oportunidade de acompanhar uma competição de atletismo e contribuir para o avanço da modalidade. 

A entrada é franca (Avenida Alfredo Camarate, 617 – bairro São Luiz), e a competição ocorrerá entre 13h e 18h do dia 29. Contamos com vocês!

(*) Colaborou Ingrid Moreira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por