Os árbitros no atletismo

09/04/2017 às 20:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:04

No atletismo, assim como em diversas modalidades esportivas, a equipe de arbitragem é essencial para a oficialização de competições e das marcas alcançadas nelas.
As atribuições de um árbitro de atletismo são diversas, devido a ampla variedade de provas e detalhes específicos das mesmas. Uma boa equipe de arbitragem deve trabalhar com coesão e executar simultaneamente funções como: conferir o material de uso dos atletas (sapatilhas, implementos, vestimenta), conduzir os mesmos para as áreas de cada prova, cronometrar tempos, medir distâncias saltadas pelo atleta e as distâncias onde os implementos foram lançados/arremessado. Verificar a ocorrência de alguma irregularidade durante o andamento das provas (queima, infração), dar a largada, realizar as súmulas, conferir o comprimento das regras, etc.

Em Minas Gerais, a arbitragem de atletismo encontra-se sob a direção da Federação Mineira de Atletismo (FMA) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que acompanha a atuação dos árbitros nas competições estaduais por meio de relatórios enviados a instituição. Nosso estado também possui árbitros com vasta experiência, inclusive alguns atuaram nos Jogos Olímpicos do Rio.

Como todas as áreas, a arbitragem também deve estar em constante renovação e atualização para manter a qualidade do trabalho, e corrigir os erros que prejudicam tanto os atletas, como equipes inteiras. Estar aberto a receber críticas e correções é fundamental para um bom árbitro se desenvolver.

No último fim de semana, de 31 de março a 2 de abril, cerca de 50 pessoas participaram do curso de arbitragem realizado nas dependências do CTE-UFMG, ministrado pelo árbitro Nível I Gaspar Teodoro de Melo, sendo uma nova esperança de crescimento com qualidade da equipe mineira de arbitragem.  

É essencial para estes novos árbitros o frequente contato com a modalidade, pois são inúmeras regras a se aplicar, e apenas uma vivência prática de qualidade irá ajuda-los a se tornarem árbitros de qualidade e aptos para atuarem em qualquer função de qualquer uma das 24 provas do atletismo.

Com relação as novidades do atletismo atual, é com muita alegria que podemos já divulgar que a equipe  de Atletismo APCEF - CTE - UFMG (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal - Centro de Treinamento Esportivo - Universidade Federal de Minas Gerais) acaba de consagrar mais uma atleta campeã brasileira sub-20. Ana Caroline Miguel da Silva, descoberta e formada por nossa equipe, assim como todos nossos atletas, conquistou nesta sexta-feira dia 7/4 em São Bernardo do Campo a medalha de ouro no arremesso do peso, confirmando sua presença no sul-americano da categoria! Parabéns também ao seu técnico Alex Tozzi Ernesto, pelo excelente trabalho!

Concluímos assim, esperançosos de vermos ainda neste ano um crescimento e melhora do atletismo mineiro e brasileiro em todas as esferas, de atletas a arbitragem e dirigentes. Por mais trabalhoso e incômodo que a mudança seja, ela é essencial!

“O estresse do crescimento é muito menor que o estresse do fracasso e estagnação” (GV)

* Colaborou: Ingrid Moreira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por