Quando o fim é apenas um novo começo

22/10/2017 às 15:23.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:20

Prazo de validade. Sim, atualmente muitas coisas possuem prazos de validade, de produtos alimentícios até os elaborados contratos empresariais. A verdade, é que em uma determinada data, sua utilização ou continuidade será interrompida. Atualmente estamos vivendo isso na pele, o projeto do qual o atletismo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG faz parte, o Projeto de Desenvolvimento do Esporte que é financiado pelo Ministério do Esporte finalizou seu contrato no último dia do mês de setembro.

Na coluna anterior já comentamos um pouco da estrutura do projeto e dos resultados expressivos conquistados ao longo dos quase 5 anos de funcionamento nas 4 modalidades (atletismo, natação, judô e taekwondo). Hoje, gostaríamos de fazer uma breve retrospectiva sobre o papel do atletismo neste projeto, além de mostrar como estamos atualmente e quais as perspectivas futuras, para que iniciemos um novo tempo ao invés de apenas guardar na memória um maravilhoso projeto que teve o seu prazo expirado.

Tudo começou em 2012, quando a primeira parte da obra do CTE, a pista de atletismo de padrão internacional foi inaugurada. Minas Gerais ganhava uma das estruturas para a prática da modalidade, porém não tinha público para a prática e nem uma equipe de trabalho. Foi então que o árduo trabalho começou. Para a captação de talentos, constantes peneiradas e inúmeras visitas em escolas foram realizadas, buscávamos atrair os jovens para um esporte em que a maioria nem sabia exatamente do que se tratava.

A outra parte, a equipe de trabalho foi igualmente difícil, achar profissionais qualificados academicamente e com experiência em uma modalidade pouco difundida no Brasil foi uma missão extremamente árdua. Por fim, ainda nos faltava algo, para poder competir no atletismo é necessário filiar na Federação e Confederação do esporte, e para isso foi necessário encontrar um clube interessado em apoiar e usar seu nome na nossa equipe de atletismo.

Após superar todas estas adversidades, o sentimento hoje é de extrema realização! Centenas de jovens foram atraídos para o projeto, o atletismo mineiro teve um crescimento exponencial em qualidade, dezenas de competições foram realizadas em nossa pista e temos hoje uma das melhoras equipes técnicas da modalidade. Não esquecendo da trajetória dos jovens que entraram no projeto que hoje possuem uma outra perspectiva de vida, muitos viajaram para diversos locais do Brasil e exterior, tiveram inúmeras conquistas e alguns inclusive já se encontram na faculdade.

Atualmente nossos profissionais estão trabalhando como voluntários para não deixar o projeto ser interrompido. Um novo projeto já se encontra a caminho, e nós acreditamos, que o fim é apenas um novo começo!

Colaboração Ingrid Moreira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por