Falsas associações lesam aposentados em Minas

08/07/2016 às 23:13.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:13

Aposentados e pensionistas estão sendo vítimas de mais um golpe em Minas. Segundo o coordenador do Procon da Assembleia, Marcelo Barbosa, escritórios de advocacia, travestidos de associação, têm feito a captação de clientes com a promessa de ingressar com ações para a revisão das pensões, de aposentadorias, de FGTS e até para redução de juros em financiamento.

“Representantes dessas empresas ligam para a casa dos aposentados e pensionistas para que eles se associem e são obrigados a desembolsar uma mensalidade que, na realidade, são os honorários dos advogados para que ingressem com a ação”, conta Marcelo Barbosa, lembrando que o Procon tem recebido uma enxurrada de reclamações dessas pessoas, que têm sido vítimas fáceis da ação dessas “associações”. Em alguns casos, segundo ele, as vítimas chegaram a desembolsar até R$ 3 mil sem, no entanto, conseguir nenhum benefício.

O coordenador do Procon conta que na semana passada já fez uma representação à Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados de Minas para que apure essas práticas abusivas. “Tem advogados envolvidos”, denuncia. Ele alerta também que os consumidores que forem vítimas devem denunciar o caso também na Delegacia de Defesa do Consumidor, que funciona na rua Martin de Carvalho, 94, no bairro Santo Agostinho, no mesmo prédio do Procon. Além da publicidade enganosa, Marcelo Barbosa lembra que os aposentados e pensionistas estão sendo vítima de estelionato.

“Em todos os casos julgados (dessas ações propostas), as sentenças foram improcedentes”, conta o coordenador do Procon, lembrando que pessoas humildes estão sendo iludidas com a falsa promessa de êxito. Ele faz ainda um apelo para que os aposentados e pensionistas não entrem nessas associações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por