Árvores: saúde e estética urbana

Professor Wendel / 19/03/2018 - 06h00

Por causa das chuvas intensas nos últimos meses em Belo Horizonte, dezenas de árvores caíram, causando transtornos, prejuízos e acidentes graves. Segundo estatísticas, só no mês de janeiro, quando as chuvas foram muito fortes, o Corpo de Bombeiros atendeu a 710 chamados relacionados a árvores e o problema continua. Também segundo estatísticas, mais de quatro mil pedidos de podas ou supressão de árvores já foram feitos somente este ano pela população. As árvores são muito importantes, mas precisam estar em bom estado de conservação para ocasionar mais benefícios do que prejuízos. 

Realmente muitas árvores estão sendo suprimidas para afastar riscos, mas outras devem ser plantadas no lugar das que  foram cortadas, porque elas são importantes em vários aspectos. Por isso, como parlamentar que legisla e fiscaliza para a população, vou acompanhar o replantio em nossa cidade. Nas leituras que fiz sobre a importância das árvores na área urbana, senti o quanto o assunto é relevante e daí, a necessidade de lutarmos para que nossa capital volte a ser considerada cidade jardim.

As pesquisas mostram que os benefícios das árvores podem ser agrupados em quatro categorias: social, comunitária, ambiental e econômica. Os benefícios sociais é que as árvores tornam a vida mais agradável, pois nos sentimos alegres em ter o verde no meio de tanto concreto. No campo comunitário, as árvores humanizam as cidades e a qualidade de vida. Na área econômica, as árvores fornecem matéria-prima para diversas atividades humanas, como produção de papel, artesanato e outras. Os benefícios ambientais são muitos e entre estes, as árvores são responsáveis por reter a água da chuva, auxiliando na prevenção de enxurradas e enchentes, fazem sombra e ajudam a diminuir a temperatura do ambiente. Auxiliam na conservação das ruas e estabilizam o solo, preservam a biodiversidade do meio urbano e servem de abrigo para algumas espécies, como os pássaros. E muito importante: produzem o nosso oxigênio de cada dia.

Como podemos observar os benefícios são muitos e por isso, a grande maioria da população, consciente da questão, fica chateada quando sabe que uma árvore tem que ser suprimida. Mas infelizmente elas envelhecem, se enfraquecem e acabam oferecendo riscos para a população até mesmo de óbitos, como já ocorreram. Assim, repito, que nossa atitude deve ser de cobrar que no lugar de cada árvore suprimida seja plantada outra. Esta não deve ser uma luta apenas do poder Legislativo, mas de toda população. #BhVerde

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários