Educação ambiental: futuro sustentável

Professor Wendel / 07/05/2018 - 06h00


Recebo constantemente em meu gabinete mensagens e imagens com reclamações sobre o descarte de lixo em locais inadequados, formando verdadeiros “lixões”, lixo jogado nas vias públicas, rios e córregos. Estas pessoas não podem calcular como estas ações são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, porque provocam poluição visual, dos solos, hídrica e ainda causam enchentes e doenças como a dengue e a zika. Por isso, a necessidade de respeito e preservação do meio ambiente devem ser comportamentos usuais de todos os cidadãos, não importando de qual segmento social.

Se pretendemos ter um ambiente ecologicamente equilibrado e garantir qualidade de vida, é importante promover a educação ambiental. Como professor e apaixonado pela educação, acredito que ela é a base de tudo e uma força transformadora e criadora. Assim, a educação ambiental desempenha um importante papel para que os indivíduos e a coletividade adquiram valores e comportamentos necessários em prol do equilíbrio ambiental. Neste aspecto, a educação ambiental deve contribuir para o desenvolvimento de um espírito de responsabilidade e de solidariedade entre as pessoas de maneira a garantir a conservação e a melhoria do meio ambiente.

A educação ambiental é importante porque ela é quem vai fornecer os conhecimentos necessários sobre os problemas ambientais, fomentar os valores éticos, estéticos e econômicos para disciplinar os indivíduos. E ainda favorece o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com a preservação e melhoria do meio ambiente, assim como uma gama de habilidades práticas necessárias à concepção e soluções para os problemas ambientais. Por isso, dentro de minhas possibilidades como vereador, procuro contribuir. Por sugestão de alunos de uma escola, apresentei Projeto de Lei, em tramitação, instituindo a coleta seletiva em todos os estabelecimentos de ensino em Belo Horizonte.

Também no Projeto “Vereador na Escola”, idealizado por mim, que leva palestras sobre Educação e Cidadania. Abordo o tema nas mais de 150 unidades de ensino já visitadas e incentivo os alunos a ficarem atentos à preservação ambiental. Muitas instituições estão promovendo ações em torno do assunto. Todos os movimentos são importantes, mas a prática permanente só vai acontecer com a educação ambiental. Porque esta é vai formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais em toda sua extensão levando em consideração os aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos.


 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários