Projetos para um Brasil melhor

19/04/2018 às 23:48.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:26


Projetos sociais são muito importantes, principalmente nas comunidades em maior vulnerabilidade social, porque eles têm como objetivo transformar a realidade oferecendo alternativas para o enfrentamento dos problemas. Eles também são uma forma de estimular uma maior conscientização do indivíduo para o papel que desempenha na sociedade. Por isso, os projetos sociais devem ser planejados para contribuir de forma relevante junto às pessoas para que elas se sintam integrantes de uma sociedade democrática e inclusiva.

Em 2006, idealizei o Projeto Brasil Melhor, para levar às pessoas cursos profissionalizantes, culturais e atendimentos na área de saúde, que atende 800 pessoas por mês. Agora, este trabalho se expande com a integração de mais um projeto social, no bairro Alto Vera Cruz, denominado “Comunidade em Ação”, que foi inaugurado no último sábado, 21 de abril. Este projeto, que conta com meu apoio, oferece além dos atendimentos, os cursos de computação, capoeira, jiu-jitsu, dança de salão, futebol, vôlei e natação, junto com o projeto “Show de Bola. Bom na Escola”, que será inaugurado em breve e também com meu apoio.

Segundo o coordenador do projeto, Marcos Antônio Crispim, a procura pelos cursos está muito grande e as vagas já estão praticamente esgotadas em todas as áreas e para alguns já há lista de espera. O coordenador contou que as pessoas mais velhas procuram mais os cursos de computação, inglês e atendimentos. Já entre os mais jovens, o muay thai (uma luta tailandesa), a natação e o futebol são os cursos mais procurados. Isto demonstra o quanto os projetos sociais voltados para o esporte, principalmente em áreas de vulnerabilidade social, são importantes para deixar os jovens longe do mundo das drogas e do crime. Além disso, os projetos sociais são fonte para destacar jovens de talento. Lembramos aqui do mais recente exemplo de Rafaela Silva, judoca, que foi medalha de outro nos Jogos Olímpicos de 2016. Ela veio do Projeto Social Instituto Reação, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Por todos estes motivos, na minha plataforma política desde a primeira eleição, consta o apoio ao 3º setor com seus projetos sociais. Eles são muito importantes porque propiciam oportunidade para o desenvolvimento físico, psicológico, cultural e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico. E cada vez mais acredito que a política precisa aumentar seu apoio ao trabalho social, porque é meio de transformação social.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por