Show de bola, bom na escola

Professor Wendel / 14/05/2018 - 06h00

No dia 7 participei do lançamento do Projeto “Show de Bola, Bom na Escola”, no bairro Vera Cruz. Este é um importante projeto social em parceria com o Projeto Brasil Melhor e a ASPRA - Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais. E também integrará outro projeto social “Comunidade em Ação”, no Alto Vera Cruz.

O projeto tem a participação do ex-jogador Somália, de Marcelo Moreno, Pelé do Vôlei, e do nadador Nicolas Nilo. Entre os objetivos: promover a prática do esporte em todas as classes sociais, fazendo com que as crianças, jovens e adolescentes desenvolvam uma visão coletiva; oportunizar o desenvolvimento físico, psicológico, cultural e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico. Sabemos que a prática esportiva envolve famílias, amigos, comunidades inteiras. O esporte revela talentos, descobre valores, exerce um importante papel de integração social, de confraternização, de aproximação dos excluídos. Também significa, muitas vezes, a principal fonte de lazer para a maioria de vilas, bairros, áreas rurais e até cidades inteiras. Além disso, toda modalidade esportiva auxilia na promoção da saúde do corpo e da mente.

Este projeto não se centra apenas na prática do esporte, mas também em ações sócio-educativas de jovens e familiares em áreas de vulnerabilidade social. Ou seja, os coordenadores vão trabalhar no sentido de incentivar os jovens assistidos quanto à importância do bom desempenho escolar. Proporcionar apoio às famílias dos jovens quanto à importância da convivência harmônica no núcleo familiar. E ainda atuar na mediação de conflitos existentes entre os familiares e fomentar a cultura de paz nas regiões de abrangência do Projeto.

Portanto, o “Show de Bola, Bom na Escola”, representa um projeto social muito importante não apenas porque acontece em uma área de vulnerabilidade social. Mas também porque se constitui em uma oportunidade de transformar a realidade oferecendo alternativas para o enfrentamento da chamada questão social. E uma forma de estimular uma maior conscientização do indivíduo para o papel que desempenha na sociedade. Por isto, este projeto tem todo meu apoio e incentivo, porque sempre considerei o esporte uma atividade importante para o corpo e a mente. Além disso, incentivar práticas esportivas é uma maneira de tirar os jovens das ruas e das drogas e ajuda no combate à violência. No aspecto educativo, repito que a educação é a base de tudo e fonte de transformação social. 


 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários