Benefícios do Programa Internet para Todos

Raquel Muniz / 02/04/2018 - 06h00

Não é de hoje que se fala em universalizar a rede mundial de computadores para toda a população brasileira de forma gratuita e de boa qualidade. Essa data chegou! No último dia 12/03, o presidente Michel Temer lançou em Brasília o programa Internet para Todos, que pretende levar internet de banda larga para locais remotos sem conectividade e, também, para todas as escolas e hospitais desprovidos dessa interatividade.

Estamos falando da invenção tecnológica que mais benefícios traz à sociedade moderna. É o veículo de comunicação mais rápido e que transforma o mundo numa aldeia global. O intuito do programa é beneficiar cerca de 40 mil localidades no país e a inclusão digital de populações que, seja por condições econômicas limitadas ou por não dispor de serviços de internet em sua localidade, não conseguem contratar serviços de internet de banda larga. Mais de 3 mil municípios já aderiram ao programa.

O sinal será difundido pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, em órbita desde maio de 2017, que custou cerca de R$ 3 bilhões de investimentos federais e terá uma vida útil de até 18 anos. As antenas serão instaladas gratuitamente pelo governo federal nas regiões sem Internet, de modo a distribuir banda larga em um raio de até 2 quilômetros.

As vantagens da internet são inúmeras. Quero citar, aqui, apenas duas: na área de gestão pública, por exemplo, o controle de medicamentos e do prontuário de atendimento do paciente será mais célere e eficaz, podendo ser acessado de qualquer equipamento da Secretaria Estadual de Saúde, mesmo que o beneficiário mude da capital para o interior do estado ou vice-versa será possível acessá-lo. Na educação, por sua vez, será possível saber em quais colégios há disponibilidade de vagas; solicitar a transferência dos filhos de uma escola para outra; acompanhar a evolução do aluno, tais como notas, frequência, pontualidade, perfil do professor, entre outras incontáveis utilidades.

Valeu muito a pena ter feito uma série de reuniões para que Minas Gerais pudesse ser alvo do programa Internet para Todos. Com apenas um clique, o conhecimento e a interatividade serão potencializados mais veloz e facilmente e, claro, uma maravilhosa realidade para os que viviam à margem da modernidade.

Merece o nosso reconhecimento o trabalho do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que, com espírito público e muita disposição, apresentou o programa para prefeitos do Norte de Minas. O encontro, que reuniu também deputados e lideranças políticas, foi realizado no dia 24/03/18, na Câmara de Vereadores de Montes Claros. Segundo o ministro, serão beneficiados 53 milhões de brasileiros. E para ter acesso ao programa é muito simples: basta que o prefeito encaminhe um ofício ao ministério solicitando a inclusão do seu município. Depois é feito um cadastro e a cidade fica apta a receber a instalação do equipamento.

Não tenho dúvida que a implantação do Programa Internet para Todos será um marco para o Brasil e levará conforto, praticidade e conectividade aos que mais precisam.
Bem-vindo à nova era tecnológica em Minas Gerais!


 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários