É possível um fracasso virar sucesso?

28/02/2018 às 17:47.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:37

Sim. Sob o ponto de vista da psicologia, é possível transformar um ponto limitante em algo edificante. E exemplos não faltam: ex obesos que se tornaram atletas; exímios oradores com histórico de timidez; desempregados que se tornam grandes empresários;   ansioso que se transforma num indivíduo tranquilo e assim por diante. Pessoas que venceram aquilo que as venciam e ainda ajudam outros a trilharem o mesmo caminho. 

Mas virar esse jogo não é fácil. Enquanto muitos obtém sucesso, outros tantos sucumbem às primeiras tentativas. Fica então a duvida sobre qual ponto é determinante para o êxito? É preciso analisar com cautela os elementos psíquicos que compõem essa complexa questão. 

Tudo começa na infância. Geralmente somos mais criticados que encorajados, e isso, estimula o medo e a sensação de incapacidade frente aos desafios. Alem disso,  nos é ensinado, desde cedo, a não evidenciar nossas qualidades sob pena de parecermos convencidos. Aprendemos então a reprimi-las. Reprimimos até o que é obvio, e  isso fica claro na dificuldade que temos em receber elogios. A maioria não sabe como lidar com palavras lisonjeiras, que ora geram  desconforto, ora uma recusa ao elogio. Reforçar os defeitos e reprimir as qualidades é uma formula poderosa para formar um indivíduo inseguro. 

Se já é difícil transformar um ponto fraco em ponto forte sendo seguro de si, imagina para aqueles que não tem auto confiança? A coisa piora bastante. E toda essa insegurança inibe a capacidade de correr riscos: enquanto uns paralisam, outros sabotam o próprio objetivo desistindo no primeiro obstáculo. No fundo, acreditam mais no fracasso que em si próprio por isso não vão adiante. 

A insegurança e o medo sem dúvida limitam o sucesso, mas, talvez, um elemento mais comprometedor seja a “síndrome desejo milagroso”: querer o resultado sem dedicar esforço suficiente para alcança-lo. A maioria de nós tem um pouco dessa síndrome – se você perguntar a cem pessoas se elas desejam ganhar na mega sena, provavelmente todos dirão que “sim”, porém poucos estarão dispostos a jogar. Querem ganhar por força de um milagre. 

Não existe nada fácil. Todo sucesso demanda esforço. Porém, quem sofre dessa síndrome, não pensa assim: querem emagrecer perdendo a fome e não se privando de comer; querem largar o cigarro perdendo a vontade de fumar e não lutando contra o vício. Esquecem que para alcançar o objetivo é preciso lutar contra o desejo e não ficar esperando ele desaparecer. 

Falar e não fazer é auto engano. Para ser verdadeiro, é preciso que o discurso esteja alinhado com a ação. Caso contrário, a ação definirá a verdade, ainda que a afirmação seja contrária. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por