Como construir um time de sucesso para o seu negócio

18/07/2017 às 19:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:38

 Frequentemente ouço founders reclamando que o maior desafio é conseguir montar um time para executar sua ideia. Se você faz parte desse time, não se sinta mal; este é de fato o MAIOR desafio. A boa notícia é que vou descrever nas linhas abaixo como faço para construir meus times e achar meus sócios.

Um negócio em early stage (fase inicial), geralmente, não possui recursos para a contratação de seu time, por isso é comum que founder use equity (ações da cia) para remunerar seus primeiros funcionários e sócios. Portanto, a regra #1 é separar um percentual da empresa que você esteja disposto a abrir mão para a construção do seu time. Lembre-se, 100% de nada, vale NADA! Portanto, não caia na ilusão de que conseguirá construir um time de sucesso sem abrir mão de boa parte do seu negócio.

Na Easy Taxi, por exemplo, dividi a empresa da seguinte forma: eu fiquei com 40%, Daniel com 25%, Marcio com 20% e Vinícius com 15%. Eu jamais conseguiria ter construído um dos negócios de maior sucesso da história da internet sem a ajuda dos meus sócios, portanto, ter largado nessa prova com 40% não me fez ficar pensando que eu poderia ter um pouco mais.

Recomendo que você, founder, tenha um EXCELENTE advogado ao seu lado para dar suporte na confecção dos acordos usados nessas divisões. Bons negócios afundam por briga societária e, acredite em mim, elas irão acontecer - o que determinará se o negócio irá ou não morrer é como o acordo foi costurado entre os sócios. Não se economiza dinheiro com bons advogados. Aprendam isso.

Meu primeiro conselho para achar este sócio é: corra dos amigos/família. Um co-founder deve ser uma força complementar ao seu negócio, portanto, montar seu time com pessoas que você gosta, sem levar em consideração os recursos que esta pessoa pode trazer para o negócio, é um erro que cedo ou tarde impactará o negócio, gerando briga societária ou problema de performance.

Eu começaria buscando via linkedIN. Primeiro, trace o perfil completo deste profissional que complemente e atenda às necessidades do negócio. Depois, procure empresas que sejam referência na área. O seu sócio provavelmente será aquele funcionário talentoso e que vive sob a sombra de um chefe, muitas vezes incompetente. Essa pessoa estará de coração aberto para receber uma proposta de dar um passo a mais na carreira.

Esse é o sweet spot para achar gente AAA. Compartilhei outras lições que aprendi nesses 16 anos empreendendo no meu 1º livro, o “Nada Easy: O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos”, que já está disponível para pré-venda pelo site da Saraiva.

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