Como levantar capital para sua startup

29/08/2017 às 20:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:19

 Mais uma vez eu preciso jogar luz numa dura realidade: é praticamente impossível conseguir funding (ou investimento) para a sua startup no Brasil, o que quer dizer que qualquer carteira de investimentos minimamente bem administrada costuma entregar por volta de 20% ao ano de retorno ao investidor.

Então, coloque-se no lugar de um investidor agora e responda a seguinte pergunta:
- Você tem duas opções de investimentos:
(a) Investir em um ativo de baixo risco que vai te dar, com certeza, um retorno de aproximadamente 20% ao ano
(b) Investir em um ativo de altíssimo risco que poderá te dar um retorno, em média, 10 vezes maior. O risco é grande porque não existe um trackrecord (termo financeiro para histórico de desempenho) de sucesso neste tipo de investimento e o retorno – se acontecer – deve levar de três a cinco anos
Se você tivesse que colocar o seu dinheiro em uma dessas opções, qual escolheria? Provavelmente seria a primeira, certo? Pois é, aqueles loucos o suficiente para escolher a opção (b) são visionários e/ou pessoas extremamente ricas que usam essa alternativa para diversificar sua carteira de investimentos.

Quem são os investidores?
De acordo com a pesquisa do Sebrae, os investidores brasileiros “são profissionais do mercado, altamente qualificados, que já tiveram experiência como executivos ou empreendedores”. Atuam de forma híbrida: mentorias, programas de aceleração, networking e, até, como investidores. Estão nas universidades, escolas de negócios, incubadoras, aceleradoras, espaços de coworking e associações. São, também, profissionais altamente qualificados que vieram de empresas, do mercado financeiro e de universidades.

A maioria dos investidores prefere investir em startups já operando, mas isso não significa que não há investidores para startups na fase de ideação (momento em que você está buscando o modelo de negócio).

Uma boa porta de entrada para conseguir investimento nas fases iniciais do seu negócio são os family offices: os escritórios que cuidam do dinheiro das famílias ricas são hoje o melhor canal para se buscar investimento no Brasil.

Agora, o que é que faz, de verdade, uma pessoa colocar grana numa empresa que pode dar muito errado? São dois fatores primordiais: a ideia e o time – principalmente o time. Uma ideia boa nas mãos de um time ruim vira no máximo um projeto bonitinho. Mas um time bom consegue transformar até uma ideia ruim numa ideia boa, pivotando até achar um modelo escalável e replicável. Um time bom com uma ideia boa, então, tem grandes chances de sucesso.

E ainda disseram que “mais do que a ideia, [os investidores] avaliam o empreendedor e buscam uma pessoa que realiza, que faz as coisas acontecerem”. A sua postura é muito importante – e, por isso, é bem difícil conseguir investimento sem se dedicar 100% ao negócio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por