Bendita Santa Casa BH

Tio Flávio / 17/02/2017 - 06h06

A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte é o maior hospital de Minas Gerais e um dos 5 maiores do País dedicados aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. A instituição atende anualmente pacientes originados de 68% dos municípios mineiros, em média, comprovando sua relevância na prestação de serviços de saúde em nível estadual. Neste cenário, contar diariamente com a Santa Casa é algo simplesmente imprescindível para a Região Metropolitana de BH: o Estado, o município e os demais hospitais filantrópicos não possuem estrutura suficiente para absorver toda a demanda atendida pelo hospital. Os números falam por si só: por mês são cerca de 3.516 internações, 158.615 exames, 1.435 cirurgias, 315 partos, 1.768 sessões de quimioterapia e 4.264 de hemodiálise. 

Apesar das dificuldades nos últimos anos, a Santa Casa BH também se destaca no cenário nacional das entidades filantrópicas de saúde ao realizar, com excelência, procedimentos de média e alta complexidade em 35 especialidades médicas. Considerado um dos maiores hospitais-escolas do Brasil, com 1.037 leitos, ocupa a liderança estadual em número de leitos SUS. Deste total, 170 são de UTI. A Santa Casa está entre os maiores prestadores de serviço de cirurgia oncológica pediátrica de Minas Gerais, assim como de quimioterapia e hemodiálise. É líder também na realização de transplante de órgãos e tecidos, coleta e acondicionamento de medula e nas cirurgias do sistema nervoso, aparelho circulatório e de mama. Além da Santa Casa, outras cinco unidades compõem o Grupo Santa Casa BH: Centro de Especialidades Médicas SCBH, Hospital São Lucas, Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH, Funerária SCBH e Instituto Geriátrico Afonso Pena.

Com 118 anos de funcionamento, o primeiro hospital da cidade foi construído no final do século 19 para melhorar a vida da população na recém-inaugurada Capital mineira. Desde o início, contou com a parceria do poder público e da população para dar continuidade à sua missão. 

Você também pode ajudar, doando produtos que sirvam para o bazar,  por meio de débito em conta da Cemig ou por depósitos em qualquer agência bancária na conta ‘Doação da Santa Casa’ (banco Sicoob Credicom, nº 756, agência 4027, conta 1.600.001-3). As doações em dinheiro podem ser feitas em santacasabh.org.br/doacoes ou pessoalmente na Provedoria da Santa Casa BH - rua Álvares Maciel, 611 - Santa Efigênia - BH. Para mais informações, ligue para a Central de Doações: (31) 3274.7377 ou (31) 99579.6139.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários