Casa Transvest

Tio Flávio / 21/04/2017 - 15h04

 

Muita gente pede, em discursos e redes sociais, um mundo mais justo. Pedimos mais educação para as crianças, mais cuidado com os idosos, amparo às pessoas com síndromes. Mas, e um olhar para a população trans, que em muitos casos sofre preconceito, rejeição e abandono social?

 

O professor Eduardo Salabert, na sua inquietude com questões de justiça social, não se acomodou em sua rotina pessoal e profissional e mobilizou várias pessoas para criar o TransVest, uma ong que oferece gratuitamente para pessoas travestis e trans cursos de pré-enem, supletivo, libras, idiomas, artes e artesanatos, dentre outros. A ong não tem apoio dos governos e suas atividades são desenvolvidas graças a doações e participação de parceiros, patrocínios e dedicação de professores, que se uniram a essa causa para mudar a vida de travestis e trans de Belo Horizonte.

 

Apesar de pouco tempo em atividade, a ong tem feito muita diferença na vida das pessoas e essa semana, em especial, um grande passo foi dado: foi criada a "Casa Transvest", espaço que será inaugurado na próxima semana e que abrigará pessoas travestis/trans que se encontravam em situação de rua. “A Casa é pequena, simples, mas sabemos que essa semente vai frutificar! É o primeiro passo”, afirmam os idealizadores do projeto, que pensam em todas as possibilidades da dignidade humana, desde o acesso ao conhecimento, até a uma moradia e vida mais digna.

Muitas pessoas são colocadas para fora das suas casas pela própria família, quando descobrem a sua orientação sexual. Sem lar, elas vão morar nas ruas e ali passam todos os tipos de dissabores. A oportunidade de voltar a sonhar é construída no dia a dia, com a ajuda de anônimos, que se tornam amigos.

 

A Casa pede ajuda para que possa ser mobiliada. “Precisamos urgentemente de doações de fogão, geladeira, beliches, colchões, artigos de cama/mesa/banho, utensílios de cozinha e muito material de limpeza”, afirmam. Quem puder doar, inclusive ajudar a conseguir carreto para o transporte das doações, deve entrar em contato pela fanpage da ong: facebook.com/transvest

Tio Flávio é palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários