Ciame Flamengo: uma iniciativa popular

Tio Flávio / 09/02/2018 - 06h00

O Ciame Flamengo é uma unidade de atendimento para crianças, adolescentes, jovens e famílias, gerenciada pelo Grupo de Pais dos Educandos do Ciame Flamengo desde a década de 1980. O Grupo de Pais se constitui como uma Organização Social, sem fins lucrativos, que conta com uma diretoria, não remunerada, e que é eleita em Assembleia Geral com a participação da comunidade, cumprindo mandato de 3 anos.

A unidade está localizada no bairro Alto Vera Cruz, região Leste de BH, que apresenta inúmeros problemas estruturais, como saneamento precário e becos muito estreitos, dificultando o acesso de serviços essenciais, dentre outros.

A instituição desenvolve projetos/atividades e oficinas nas áreas de arte, cultura, esporte, incentivo à leitura e inclusão digital, acrescidas de oficinas de formação pessoal e social, e de idiomas.

As oficinas de idiomas são desenvolvidas em parceria com outras ONGs que disponibilizam intercambistas que desenvolvem trabalho voluntário, aprendendo o português com as crianças e adolescentes do Ciame e passando a eles conhecimentos gerais dos seus países de origem e de seus idiomas.

O Ciame atende em média 200 crianças e adolescentes, com faixa etária de seis a 18 anos, com atividades nos turnos manhã, tarde e início da noite.

Durante a manhã e tarde, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, com quatro horas por turno. Já à noite acontece a Oficina de Capoeira, às segundas, quartas e sextas, com carga horária diária de três horas, tendo um grupo de crianças e adolescentes e outro de jovens e adultos.

Todas as turmas, além das atividades próprias de sua turma, passam pelas oficinas de informática e biblioteca, uma vez na semana, em sistema de rodízio. Enquanto parte da turma está na biblioteca, a outra parte está na oficina de informática.

E é desta forma que cada um da comunidade, fazendo a sua parte, consegue realizar atividades que possam dar a crianças e jovens novas referências e vivências.
 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários