Cooperativismo de de crédito

Tio Flávio / 18/05/2018 - 15h30
 
O cooperativismo tem sido uma excelente alternativa de trabalho em diversas áreas da economia, fortalecendo, inclusive, a economia solidária. O cooperativismo de crédito, especificamente, apesar de sua tradição centenária na Europa, nas última décadas tem ganhado notoriedade no Brasil. Na contramão dos bancos, que no último ano tiveram um número recorde de fechamento de agências, o sistema financeiro cooperativo vem abrindo mais pontos de atendimento, fortalecendo sua presença no interior e expandindo a atuação nos grandes centros.
 
No cooperativismo de crédito há mais alternativas saudáveis para a vida financeira das pessoas. Entre as principais vantagens em relação aos bancos convencionais, as cooperativas apresentam e se estruturam numa administração democrática, sendo os associados donos e usuários. Todos possuem o mesmo valor de voto nas assembleias, independentemente do montante que movimentam na instituição, ou seja, longe de ser a filosofia bancária em que apenas um pequeno grupo de acionistas recebe os lucros, no cooperativismo o resultado é compartilhado com todos.Os juros, por sua vez, são mais baixos. Enquanto os recursos continuam a ser investidos nas comunidades locais, em que as cooperativas atuam, eles continuam na região, aumentando as chances de investimentos e desenvolvimento.
 
Esta é a essência do cooperativismo: forças e energias são somadas em prol de um objetivo comum e do desenvolvimento socioeconômico mútuo dos cooperados. Segundo o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, Geraldo Souza Ribeiro Filho, atualmente o Sicoob está presente em mais de 500 municípios mineiros, com aproximadamente 800 agências espalhadas no Estado. São cooperativas que nasceram, cresceram e se consolidaram nos municípios pequenos. Ao contrário dos bancos, que se instalam em regiões específicas e canalizam os lucros conquistados a um grupo restrito de sócios, as cooperativas de crédito obtêm resultados de operações e os investem em seus associados e negócios locais, movimentando a economia da região.
 
 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários