Educação para toda a vida

Tio Flávio / 16/02/2018 - 06h00

 
Segundo Dona Noemi, professora e idealizadora do Salão do Encontro, em Betim, “… a preocupação é dar pra eles só o melhor, o mais bonito; e não satisfazer com qualquer coisa… Eu gosto é do mais belo”.

O Salão do Encontro é uma associação de direito privado, fundada pela “Dona” Noemi Gontijo, professora de Artes, e pelo Frei Franciscano Stanislau Bartoldi, que se uniram com a intenção de auxiliar, inicialmente, as famílias da periferia de Betim.

As atividades tiveram início em 1970, numa parceria com os moradores. Em pouco tempo, o grupo gestor percebeu a necessidade de ampliação dos trabalhos. Foi então que, além das refeições, tiveram a iniciativa de criar oficinas de arte com teares de tecelagem manual e algumas bancadas para trabalho com couro, em que os alunos poderiam aprender além de uma profissão, mas valores diversos que poderiam ser trabalhados por meio dessas artes.

Com a nova alternativa de trabalho, surgiram outras demandas que fomentaram as ações educacionais para os filhos dos colaboradores do Salão. De início, era uma turma de 30 crianças de pré-escola. Ao longo desses quase 50 anos, esse cenário mudou significativamente e hoje participam diretamente do programa educacional, com creche, pré-escola e ação complementar, cerca de 950 crianças, estendendo o serviço para toda a comunidade.

Desde a década de 1980, os projetos educacionais tornaram-se prioridade, sendo um caminho eficaz para a solução de diversos desafios enfrentados na região. Neste conceito, a organização está realinhando suas atividades através de um planejamento estratégico voltado para a modernização administrativa, com sustentabilidade social e financeira, garantindo assim a continuidade dos propósitos da sua missão.

Como várias instituições sociais, o Salão do Encontro também foi impactado com a grave crise econômica brasileira, mas retoma gradativamente projetos importantes que estavam em espera e investe numa melhoria contínua dos seus programas.

Agende uma visita e vá conhecer esse belo trabalho. Descubra por si só o quanto cada um pode ajudar para que tantas crianças e adolescentes tenham acesso a mais carinho, afeto, conhecimento e novas perspectivas de vida. Mais informações: (31) 3532 4911 e salaodoencontro.org.br
 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários