Exemplo de transformação social

Tio Flávio / 15/09/2017 - 06h00

Tio Flávio*

O Transforma em Ação é um projeto de cunho sociocultural, inicialmente desenvolvido na cidade de Felixlândia, MG, e que começa a chegar com suas ações a cidades vizinhas. O seu objetivo é transformar a realidade de comodismo e vitimismo em protagonismo, usando como ferramenta a leitura crítica dos livros e do mundo. O projeto vem sendo e pretende ser cada vez mais uma verdadeira oficina de cidadania, capaz de provocar no indivíduo o aumento da autoestima e do conhecimento para que possa atuar criticamente no ambiente em que vive.

O embrião do projeto Transforma em Ação se deu a partir de duas lacunas que Fernanda Souza, idealizadora, identificou na cidade onde vive. A primeira é perceber o quanto as pessoas sentem falta de um sentido maior na vida. A segunda é a superficialidade, a falta de interesse do brasileiro quando o assunto é leitura, busca pelo conhecimento. 

A ideia inicial é trabalhar a fim de levar o ser humano a encontrar mais propósito e realização na vida e fomentar o gosto pelo conhecimento, iniciando pequenos grupos de leitura, nos quais fosse possível desenvolver não só o gosto pelo conhecimento mas, também, através da leitura despertar este espírito de contribuição, de solidariedade e de protagonismo. 

“Acredito de verdade que o ser humano só se sente pleno, feliz e percebe que sua vida é carregada de sentido quando ele percebe que pode  contribuir para que o outro seja feliz. Quando ele pratica o bem, quando ele vive a sua essência, amar”, afirma Fernanda Souza.

A primeira ação do projeto, os “Encontros de Valor”, aconteceu em 2016, tornando-se a “menininha dos olhos” do Transformar.  Esses encontros começaram em praças públicas e diferentes pontos da cidade. A média dos encontros de valor é de três a cinco por semana, atingindo desde casas de famílias, escolas, empresas, hospitais etc, chegando a impactar aproximadamente 700 pessoas em 80% dos bairros da cidade, inclusive em algumas comunidades rurais, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Hoje a ONG já possui sua sede, local onde começa a estruturar uma biblioteca de uso público. Já possui uma sala de informática conectada à internet e estão em pleno funcionamento três turmas de informática. Em breve começarão as aulas de inglês para jovens de baixa renda. Isso tudo sendo entregue para a sociedade de forma gratuita.

 Hoje o grande desafio da ONG, por causa do crescimento das ações, é estruturá-la para que consiga pagar suas despesas, contratar funcionários e promover a expansão nas ações e poder de impacto transformador.

Informações: facebook.com/transformaemacao
 
(*) Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários