Formação cidadã e profissional

Tio Flávio / 10/02/2017 - 06h03

Há 71 anos, o Senac constrói sua história com o compromisso de contribuir para uma sociedade melhor por meio da educação profissional, transformando a vida de milhares de pessoas. A inclusão social e o desenvolvimento sustentável são valores que permeiam praticamente toda a trajetória de seus alunos dentro do itinerário formativo que a instituição oferece.  

No Programa de Aprendizagem Comercial, no qual jovens de 14 a 24 anos se qualificam para o primeiro emprego, os estudantes são incentivados a desenvolver atividades que reforcem valores éticos de formação, como cidadania, respeito ao meio ambiente e ao próximo, entre outros. A instituição acredita que esse seja o primeiro passo para se formar pessoas e não apenas novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho.

A premissa se repete e ganha força dentro das outras modalidades de ensino oferecidas. Em 2016, por exemplo, ações promovidas por alunos e professores da Faculdade Senac (unidades BH, Contagem e Barbacena) contribuíram para o recebimento do selo “Instituição Socialmente Responsável”, concedido a escolas engajadas com causas sociais.

Além disso, o acesso a serviços e ao próprio conhecimento, obtido em oficinas, palestras, atendimentos e workshops gratuitos, reforçam o compromisso social da instituição. Dentro de suas unidades fixas, carretas-escolas ou em eventos externos, são milhares de pessoas beneficiadas com orientações sobre saúde, empreendedorismo, gastronomia, tecnologia, dentre outros temas.

Há, também,o Programa Senac de Gratuidade, que permite às pessoas de baixa renda a possibilidade de fazer um curso livre ou técnico na instituição e conseguir melhores chances no mercado de trabalho.

Outra contribuição social do Senac que merece bastante destaque é o portal Rede de Carreiras, criado para mediar o contato entre empresas que desejam profissionais qualificados e candidatos a procura de uma oportunidade. Além disso, o Rede conta com serviço presencial de orientação profissional a jovens e também a empresas que buscam a contratação de pessoas com deficiência e reabilitados. É também por meio deste serviço que o Senac, em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, o Tio Flávio Cultural e o Minas pela Paz, desenvolve atividades de formação técnica e cidadã que preparam apenados para o retorno ao mercado de trabalho e que, também, estimulam o empreendedorismo. 

E é assim que o Senac trilha seu caminho e se consolida como agente transformador social por meio da educação! Para conhecer mais sobre outros projetos e serviços, acesse o site mg.senac.br.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários