Instituto Herdar

Tio Flávio / 13/07/2018 - 06h00


O Instituto Herdar, localizado na comunidade São Gabriel, na regional nordeste de Belo Horizonte, tem como objetivo o fortalecimento de vínculo familiar em famílias que vivem em situação de risco social.

O Herdar foi constituído em 2007 e seu trabalho tem como base o fortalecimento do vínculo familiar, desenvolvendo projetos que auxiliam no cuidado das crianças, adolescentes, mulheres e idosos, bem como todo o contexto familiar. Constituem parte dos projetos as oficinas de exercícios físicos, artesanato, nutrição, contraturno escolar e assessoramento familiar.

A missão é prestar assistência a crianças, adolescentes, mulheres e idosos, dando a eles a oportunidade de um preparo sólido de valores éticos, sociais e culturais adotando no seu dia-a-dia atitudes de solidariedade e repúdio às injustiças. 
Um dos projetos desenvolvidos visa, por exemplo, atender uma das demandas da comunidade, que é a carência de um lugar seguro e acolhedor para as crianças estarem no horário em que não se encontram na escola e os pais estão trabalhando.

Assim, foi concebido o “contraturno escolar: Ler, Aprender e Ser”, que atende crianças de 2ª a 6ª feiras, das 7 às 13 horas. Há atividades lúdicas para fomentar o treino de habilidades de interação social e de manejo das emoções, bem como o cultivo de hábitos saudáveis, alimentação e atividade física. 

A aprendizagem acontece pela elaboração de projetos interdisciplinares, com envolvimento da família e da comunidade, cujos temas são meio ambiente, inclusão social, arte, cultura e cidadania. São utilizados diversos recursos, como os momentos de reflexão e relaxamento, artesanato, dança, horta, teatro, culinária, biblioteca, atividades externas, dentre outros. Os responsáveis pelas crianças participam de atividades trimestrais, de forma que o desenvolvimento dos menores tenha continuidade em casa, na relação familiar. 

Para saber mais ainda, procure informações com a Poliana Rodrigues, (31) 3493-4369, (31) 98688-7119, contato@herdar.org.br, www.herdar.org.br, @institutoherdar
 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários