Jovens transformando sonhos

Tio Flávio / 05/05/2017 - 06h00

Tio Flávio*

Um projeto autogestionado pelo Coletivo JTESC, Jovens Transformando Sonhos Através da Comunicação. Composto por adolescentes e jovens de uma comunidade, com suas ações voltadas para a garantia à leitura, estimulando os sonhos e dando às pessoas mais que livros, mas o acesso ao lazer, ao direito à comunicação, a convivência comunitária e buscando a valorização da cultura local dessa mesma comunidade. Essa é a proposta da Biblioteca Comunitária Saberes do Morro, que fica em Morro D’água Quente, distrito de Catas Altas.

É importante compreender que a proposta deles vai além da criação de um espaço para leitura e estudos. Na concepção dos jovens, a Biblioteca Comunitária é um ponto de encontro, um espaço de convivência entre pessoas, de disseminação de conhecimento e cultura e, acima de tudo, um local conhecido e querido na comunidade. Para isso, pensaram em uma programação diversificada e aberta para a comunidade, que envolva:

Roda de leitura, sarau de poesias, contação de histórias, exibição de filmes na rua para adultos, adolescentes, jovens e crianças;

Visita de alunos das escolas locais e de outros municípios;

Intercâmbio entre outras experiências de Bibliotecas Comunitárias;

Espaço aberto para a comunidade realizar oficinas e/ou programações culturais;

Cafeteria com venda de produtos locais.

“Com muita luta e colaboração já conquistamos muita coisa. Conseguimos a parceria com a arquiteta Beatriz Terenzi, que nos concebeu o projeto arquitetônico. Além disso, conseguimos a Concessão do Uso do Espaço de um antigo vestiário do Ginásio Poliesportivo do Morro D’água Quente que precisamos reformar e equipar para transformar na nossa Biblioteca Comunitária. Também fomos pra rua, acionamos nossos contatos e buscamos doações. Colocamos a mão na massa na reforma, na articulação com parceiros locais e, agora, estamos criando uma campanha de financiamento coletivo na internet”, comemoram os idealizadores do projeto. 

O sonho mais recente desses jovens é ir para a cozinha e preparar um lanche, no capricho, para receber os primeiros visitantes da biblioteca, em uma inauguração que vai entrar para a história das pessoas envolvidas nesse projeto e da comunidade de Morro D’Àgua Quente.

Para ajudar na concretização desse sonho, ajude no financiamento coletivo através do endereço: https://www.catarse.me/bibliotecasaberesdomorro

(*) Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários