Movimento Seu Vizinho

Tio Flávio / 11/05/2018 - 06h00

Tio Flávio*

A arte tem mesmo que ser usada para o bem das comunidades, que têm que aprender a se apropriar do que nela há de melhor para descobrir ou reforçar vocações do local, aproximar pessoas, promover entretenimento e fazer a comunidade crescer.

Em Belo Horizonte, há iniciativas fantásticas, como o “Lá da Favelinha”, que busca difundir a leitura e as artes, por meio da Cultura Hip Hop, no Aglomerado da Serra, e o “Movimento Livre Eu Amo Minha Quebrada”, que promove ações como Rua do Livro, oficinas de artes e comunicação etc, no Morro do Papagaio. Sem esquecer do “Meninas de Sinhá”, que visa promover a mulher idosa como protagonista social e cultural de sua comunidade e de sua família, no Alto Vera Cruz.

Vindo também do Aglomerado da Serra e conquistando cada vez mais o seu espaço, o “Movimento Seu Vizinho” é uma iniciativa sociocultural sem fins lucrativos que surgiu em 2017, resultado de uma evolução do Bloco Seu Vizinho, formado em 2014.

O bloco foi criado para promover a alegria e o entretenimento no próprio bairro, que, hoje, durante o Carnaval, movimenta gente de toda a cidade e turistas, inclusive. Para ficar cada vez melhor, alguns participantes que moram no bairro começaram a ter aulas de percussão, intensivamente, atraindo crianças e famílias do aglomerado. 

Foi preciso transformar o bloco em movimento, com o objetivo bem definido de promover a arte, a cultura, o conhecimento e a cidadania para toda a vizinhança, visando uma transformação social, não só local, mas de todos que são impactados.

Suas três frentes de trabalho são: oficinas diversas, atendimento às famílias dos participantes e promoção de eventos culturais e artísticos dentro e fora da favela.
As oficinas são gratuitas e acontecem durante o ano todo. Tem oficina de percussão, dança e contação de história para terceira idade, acroyoga, elaboração de currículo, preparação para entrevista de emprego e técnicas de atendimento. Os eventos vão desde o desfile de Carnaval até Breshow (brechó e show juntos).
Fique de olho nas redes sociais e faça parte: Facebook: Bloco Seu Vizinho, Instagram: @oblocoseuvizinho, E-mail: projetoseuvizinho@gmail.com



 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários