Obras educativas Padre Giussani

22/09/2016 às 20:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:56

A missionária Rosa Brambilla, uma italiana que vive no Brasil há quase 50 anos, atua ao lado de famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde o início da primeira creche, o olhar para cada criança levava em conta a família. “Quando a gente acolhe a mãe, abraça a mãe, a criança sente-se acolhida e abraçada”, afirma.

Em 1977, quando uma forte chuva alagou a vila Boa União, na capital mineira, as famílias tiveram que ser abrigadas na Igreja Santo Antônio, da Paróquia de Todos os Santos, até que pudessem regressar às suas casas. Um ano depois, vivenciando a situação das moradoras daquela comunidade, muitas arrimo de família que não tinham local para deixar os filhos enquanto trabalhavam, foi iniciada uma ação de apoio e acolhimento daquelas crianças, afetuosamente recebidas no quintal da Dona Etelvina, recoberto por uma lona amarela, atendendo 2 turmas de 25 crianças em horário parcial. 

A escolinha recebeu o nome de “Comecinho de Vida”, atual Creche Etelvina Caetano de Jesus. Hoje são seis instituições filantrópicas que atuam com acolhimento institucional (abrigo), educação infantil, socialização infanto-juvenil, programa jovem aprendiz, além dos trabalhos sociofamiliar. Todas as instituições das Obras Educativas estão localizadas na região norte de BH, considerada pela prefeitura uma região em expansão, mas que se encontra em um quadro de contrastes: de um lado bairros com população de melhor poder aquisitivo e infraestrutura urbana e, de outro, bairros e vilas com população carente que oferecem aos seus moradores condições mínimas de moradia e pouca segurança.

Mas o trabalho segue com o propósito de fortalecer o sentimento de amor-próprio dos moradores, através do respeito, do amor e da valorização plena de sua realidade destacando suas potencialidades e capacidades humanas.

Instituições das Obras Educativas Padre Giussani: Etelvina Caetano de Jesus, desde 1978; Jardim Felicidade, desde 1990; Dora Ribeiro, desde 1998; Casa Novella, desde 2001; Gilmara Iris, desde 2005 e Centro Esportivo Virgilio Resi, desde 2005. Informações: obras@obraseducativas.org.br, (31) 3408-4019.
 

(*) Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural
 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por