Portas abertas a novos alunos

Tio Flávio / 08/09/2017 - 06h00

Iniciativas que têm em seu DNA a educação, que mobilizam pessoas para, através do conhecimento e do intercâmbio de experiências, resgatar autoestima, construir poder crítico com as pessoas. Projetos assim são fascinantes e ocupam uma lacuna enorme do Estado. 

Promover o acesso a uma educação de qualidade, muitas das vezes restrita a quem tem poder aquisitivo apropriado, é ainda mais nobre em sua essência e realizações.

O DoarEduca é uma iniciativa autônoma e totalmente voluntária de professores e amigos de Belo Horizonte, no propósito de oferecer uma preparação consciente e cidadã para o ENEM, contemplando jovens e adultos marginalizados que buscam melhores condições de vida por meio da educação e formação superior. 

“Pensamos ser possível dar início a uma nova rede de educação, imediatamente disponível ao público e elaborada de forma a dar igual oportunidade para aprendizagem e ensino”, afirmam os idealizadores da iniciativa.

É preciso entender que a educação compreende a formação de consciência e cidadania. Portanto, trata-se de um projeto com objetivos que vão além do preparo do aluno para o Enem. A proposta é a de estimular e possibilitar que cada indivíduo atinja seu potencial criativo ao prepará-lo para o Enem, visando incluí-lo socialmente e possibilitando que ele pratique plenamente sua cidadania e seus direitos. 

“Incentivar e colaborar para que o estudante consiga perceber, ler e elaborar o mundo e as questões que o cercam e que, a partir daí, sintetize e crie possibilidades para si próprio”, é um dos objetivos do DoarEduca.

O projeto se compromete com a construção de um novo modelo de Ensino Comunitário e acredita que toda aprendizagem precisa ser significativa para o aluno, ou seja, o conteúdo precisa fazer sentido para ele, abranger suas experiências e potencialidades.

Hoje, as iniciativas são mantidas através de recursos vindos de instituições e pessoas físicas. Tudo que conseguem de doação é usado em materiais (apostilas, pincéis, quadro), transportes para eventos externos (mostra UFMG, museus) e manutenção/reforma dos espaços onde estão inseridos.

E o DoarEduca faz um convite: professores e alunos que queiram aderir a essa iniciativa serão muito bem-vindos, basta entrarem em contato pelo email: doareduca@gmail.com ou fanpage: facebook.com/doareduca/
Unidades: 

Vila Dias - Rua Conselheiro Rocha, 1294, Santa Tereza 
Dandara - Rua Seis, 120 - Nova Pampulha 
Serra - Rua Castelo Novo, 1001 - Fazendinha (início do intensivo 18 de setembro)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários