Querubins

Tio Flávio / 24/02/2017 - 06h00

A Associação Querubins é uma entidade sem fins lucrativos, incumbida de desenvolver e difundir a arte, a cultura e a educação.  Suas atividades atendem cerca de 200 crianças e jovens da Vila Acaba Mundo e de outras comunidades, em Belo Horizonte, buscando preservá-las do risco de marginalização e profissionalizá-las por meio da Arte-Educação. As atividades são ofertadas de forma inteiramente gratuita, sendo a instituição custeada por meio de projetos de incentivo à cultura, nos âmbitos municipal, estadual e federal, fundos de apoio à infância e adolescência, editais diversos e doações espontâneas.   Essa gratuidade conferiu o reconhecimento de utilidade pública nas três esferas.

Ao pé da Serra do Curral, em espaço de 10.000 m² cedido pela Mineração Lagoa Seca do Grupo Unitas, na Rua Correias 700, a Associação conta com sete salas de aula, sala de dança, sala multimeios, ginásio poliesportivo, cozinha-escola, laboratório de informática, biblioteca, horta orgânica e um estúdio de gravação, em fase de conclusão. É nesse espaço que são oferecidas oficinas de Danças Urbanas, Dança Afro, Dança Contemporânea, Circo, Artes Visuais, Percussão, Construção de instrumentos, vídeo e cinema, além das oficinas de apoio escolar, cultivo de horta orgânica e jardinagem, esportes, informática, curso de culinária para crianças e capacitação profissional para adultos (gastronomia e hospitalidade).

Desde a sua criação, em 1994, a Associação atua de forma efetiva para a mudança da realidade desta comunidade, promovendo diversas iniciativas culturais, educacionais e ambientais.

Os jovens atendidos, em situação de risco e vulnerabilidade social, encontram novas oportunidades educativas nas atividades oferecidas pela Associação Querubins que, complementares à escola formal, contribuem para uma formação mais qualificada e para a ampliação do repertório cultural desses jovens, além de contribuírem para o enfrentamento de problemas como a violência, o tráfico de drogas e a exclusão social, realidades presentes na vida dessas pessoas.

Vale destacar o combate à fome e à subnutrição, uma vez que são oferecidas refeições diárias para todos os participantes.  As refeições servidas são fundamentais para o desenvolvimento das atividades educativas que exigem raciocínio, concentração e boa saúde física.  Diante dessa realidade, o incremento do cultivo de alimentos na horta orgânica da instituição, com o manejo adequado feito por um profissional contratado, é fundamental, na medida em que a horta é uma importante fonte de insumos para as refeições servidas na Associação Querubins.

Para conhecer e acompanhar as novidades da Associação, visite o facebook.com/projetoquerubins.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários