Ser Parte

06/10/2016 às 21:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:08

Tio Flávio*

Entre o vai e vem de caminhões, que transitam pela Regional Industrial de Contagem e a movimentada avenida Amazonas, um prédio de dois andares abriga esperanças e sonhos. O espaço pode até passar despercebido aos transeuntes e motoristas, mas jamais para mais de 5.000 pessoas atendidas por um programa que funciona no local, a Associação Ser Parte. 

Criada em 2006, o Ser Parte, uma associação sem fins lucrativos, surgiu a partir do vínculo entre a empresa Vilma Alimentos e a comunidade do entorno. O alto índice de violência urbana e vulnerabilidade so-cioeconômica da Vila São Paulo, bairro onde a empresa está localizada, motivou a promoção de ações sociais voltadas para socialização e promoção da cidadania. 

No decorrer dos dez anos, o programa cresceu e atualmente atende moradores de 13 bairros de Contagem e Belo Horizonte. Por meio de diferentes projetos, são oferecidas atividades sociais, esportivas, artísticas, culturais, educacionais e de desenvolvimento comunitário e geração de trabalho e renda: “Cada pessoa encontra na Associação um espaço para potencializar suas habilidades, tornar-se um cidadão mais crítico e participativo” relata a coordenadora de projetos sociais, Aline Oliveira. 

Para operacionalizar todos os projetos e atender cerca de 400 pessoas mensalmente, o programa conta com uma equipe multidisciplinar especializada e uma sede com infraestrutura completa, com biblioteca, padaria equipada para cursos na área de panificação e salas adequadas para as oficinas culturais.

O público atendido é formado por distintas faixas etárias – terceira idade, com aulas de exercícios físicos, visando à melhoria da qualidade de vida; adultos, com curso de profissionalização e geração de renda; e crianças e adolescentes que participam de diferentes atividades: 

“Para o público infanto-juvenil são oferecidas oficinas culturais, esportivas e educacionais, que contribuem no processo de aprendizagem e tornam mais efetiva a formação dos educandos como sujeitos sociais ativos e participativos”, conta a educadora Fernanda Carvalho. 

Para conhecer melhor a associação, visite a página do projeto na internet: serparte.org.br ou pelo Facebook.com/programaserparte

(*) Palestrante, professor, autor de livros e idealizador do Tio Flávio Cultural
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por