Um olhar aos idosos

Tio Flávio / 23/02/2018 - 06h00

O Tio Flávio Cultural, movimento que coordeno, visita mensalmente diversos asilos, levando alegria, interação e brincadeiras para distrair os idosos acolhidos por essas casas, hoje chamadas de ILPs - Instituições de Longa Permanência.

Geralmente encontramos pessoas bem carentes de carinho, não que os funcionários das casas não deem, mas o olhar pede atenção especial e afeto familiar, algo que também não podemos dar, mas que em uma visita já ameniza a longa dor.

E não é difícil encontrar asilos em que os gestores e funcionários batalham muito para conseguirem o melhor para os assistidos. Um exemplo desses está em Santa Luzia, na Casa de Repouso Ana de Souza e Silva, que fica na Rua Humberto Anacleto da Silva, nº68, Conjunto Cristina.

É uma casa filantrópica de acolhimento para idosos que conta, atualmente, com 35 pessoas de ambos os sexos, alguns com familiares e muitos outros não, mas em sua maioria com os vínculos afetivos fragilizados.

A instituição já funciona há 21 anos na cidade e sua diretoria é toda voluntária, sem remuneração e eleita por assembleia. É totalmente aberta à participação comunitária, seja para visitação, eventos, doações e voluntariado.

Como diversos outros asilos, a Casa passa por sérias dificuldades econômicas, já que não possui convênio com o poder público ou entidades privadas e nem recebe subsídios financeiros. Sobrevive da mensalidade dos idosos (o que é  permitido pelo estatuto do idoso), de doações de particulares e venda de bazar e sucata.

Atualmente a instituição tem dívidas ativas com a Cemig, Copasa e outras que necessitam de urgente regularização. Os idosos recebem diariamente sua porção de carinho, atenção e cuidado, independentemente de cor, raça, sexo ou religião, se têm ou não família.

As pessoas que quiserem ajudar, além de visitas, podem doar fraldas geriátricas, especialmente tamanho G e XG, medicação de uso contínuo (Haldol, Retemic, Enalapril etc), material de limpeza, alimentos perecíveis e não perecíveis. O telefone de contato é (31) 3636 3945.

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários