Uma ferramenta de transformação

Tio Flávio / 27/04/2018 - 06h00

 

Transformar a vida de jovens da cidade de Itabirito (MG) por meio da educação, do ensino da língua inglesa e das relações interculturais. Esse é o grande desafio e também propósito da TC Idiomas, um projeto residente do Naação, clube de impacto social, em BH.

A escola conta com uma estrutura diferenciada, atendendo seus alunos com turmas reduzidas e promovendo um grande intercâmbio cultural para que a formação ocorra para além da língua, abrangendo também a vivência e a troca de conhecimentos culturais. 

Os alunos estudam ao longo do semestre e ao fim de cada ciclo eles participam de um encontro com professores estrangeiros para que a multiculturalidade e a língua possam se desenvolver de forma mais estruturada.

Entretanto, o grande diferencial que a escola promove é o pensar a acessibilidade, já que os valores cobrados por escolas de línguas estrangeiras no Brasil normalmente são altos e pouco acessíveis. Isso acaba criando uma grande segregação social, fazendo com que poucos tenham acesso e que apenas 5% dos brasileiros falam Inglês fluente. 

O projeto existe há quase dois anos e já conta com 180 alunos atendidos, sendo 80% deles vindos de escolas públicas da cidade e de classes sociais consideradas C e D. Isso só acontece porque as mensalidades são pensadas muito além do retorno financeiro. Elas estão, em média, três vezes mais baratas do que as de escolas tradicionais, o que democratiza e facilita o acesso para mais pessoas.

A escola é fruto de um sonho vivido em conjunto entre o Tiago Carvalho e a Camila Barreto Carvalho. Ele é administrador por formação e ela é psicóloga que, ao perceberem a carência de uma estrutura que pudesse atender de forma mais humanizada, justa e acessível os jovens da cidade de Itabirito, resolveram que o empreendedorismo social no ensino do inglês é que guiaria a carreira de ambos para a construção do projeto. 
Para conhecer a proposta, curta a fanpage: www.facebook.com/TCIDIOMAS

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários