Tempo de InovaçãoTudo sobre o universo das startups, empreendedorismo e ecossistema inovador.

Falta de mão de obra em TI estimula a criação de cursos

Publicado em 03/03/2022 às 06:00.

Até 2024, o País terá uma demanda de 420 mil especialistas nas áreas de tecnologia, mas formará somente 46 mil pessoas por ano com esse perfil, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Como solução para essa estatística, a edtech Mentorama, escola on-line de profissões digitais do futuro, lança em parceria com a Pixter, empresa de transformação digital focada em desenvolver soluções inovadoras com a mais alta tecnologia do Vale do Silício, o curso de teste de software.

Desenvolvido para viabilizar a formação de Analista de Qualidade, conhecido na área de tecnologia pela terminologia em inglês QA, ou Quality Assurance, o curso já está com inscrições abertas. Estes profissionais atuam na área de testes ou desenvolvimento de produtos de tecnologia da informação, garantindo a qualidade do trabalho e assegurando que o software, aplicativo ou projeto em si sejam entregues ao cliente sem bugs e exatamente do modo como ele necessita. 

Oleg Fomin, country manager da Mentorama, revela que esta é a primeira parceria da edtech com empresas para o desenvolvimento de cursos e um dos objetivos dessa iniciativa é diminuir a escassez de profissionais no mercado de TI no País. “Diante da lacuna que existe no mercado, acreditamos que a formação e a capacitação de novos profissionais é um caminho capaz de solucionar esse problema de mão de obra especializada. A união com a Pixter neste projeto contribuirá inclusive com a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho”, diz.

De acordo com Glauco Maschio, CEO e fundador da Pixter, nos últimos anos a empresa já vinha acompanhando com preocupação o aumento no déficit de profissionais de TI para atender a demanda gerada pela evolução da tecnologia, e pensando em soluções.  “Apostamos em iniciativas próprias para o desenvolvimento de pessoas, mas, diante da digitalização acelerada impulsionada pela pandemia - dada sua urgência e tamanha escassez de mão de obra qualificada -, sentimos a necessidade de partir para a ação em parceria com a Mentorama para promovermos de fato a formação e inserção de novos profissionais no mercado”, explica Maschio.

Programa diferenciado

Com aproximadamente quatro meses de duração, o curso, que é totalmente online, está dividido em módulos que se encerram com a realização de atividades práticas. O programa completo possui mais de 50 videoaulas e foi construído 100% em parceria com a Pixter. Unindo a experiência educacional da edtech com o know-how da empresa de tecnologia, o conteúdo programático das aulas foi desenvolvido com foco nas necessidades da função e no preparo adequado dos alunos para os obstáculos que encontrarão no dia a dia do mercado de trabalho. 

Para Viktoriya Savina, gerente de produtos da Mentorama e produtora responsável pelo curso, nesta formação os alunos aprenderão os principais conceitos de Quality Assurance - o que são teste manuais e como fazê-los; como funciona a automatização dos testes e, ainda, vão entender mais sobre automatização back-end e front-end.

Além do suporte na criação dos conteúdos, a Pixter também será responsável pelos projetos de conclusão de curso. Ou seja, após o término das aulas os alunos receberão um briefing da Pixter e terão a oportunidade de atuar na elaboração de um projeto de tecnologia real. “Os estudantes poderão colocar em prática tudo o que aprenderem ao longo das aulas, e vão descobrir e sentir como é trabalhar com um cliente e projetos reais, criando um portfólio verdadeiro. Uma excelente vitrine para quem está interessado em concorrer a vagas na Pixter ou em outras empresas”, explica Viktoriya. 

Ou seja, os alunos que concluírem o curso também poderão passar por pré-seleções de vagas na própria Pixter, a depender da disponibilidade de colocações na época da conclusão do curso. Essa pré-seleção será realizada pelo Centro de Carreiras da Mentorama, que receberá as inscrições, realizará avaliações comportamentais, testes de lógica, além do levantamento do desempenho do candidato no curso em si. Se atender a todos os critérios, o candidato aprovado passará por testes técnicos diretamente com o time da Pixter. 

“Estamos bastante otimistas quanto aos talentos que serão desenvolvidos nesse curso, e quanto à possibilidade de podermos contar com eles em nosso time. Essa iniciativa é muito importante para fomentar o setor”, conclui o CEO da Pixter.

Os interessados podem se inscrever no curso direto no site da Mentorama. Com investimento facilitado em até 12 parcelas sem juros no cartão de crédito, o aluno também poderá contar com o crédito educacional Provi ou Elleve, que permite o pagamento através de boleto bancário em até 36 vezes. Nesse caso, a análise e aprovação de crédito é feita pelos parceiros.

Em meados de novembro, a edtech Mentorama anunciou a fusão com a holding de educação Skillbox Holding Limited, cujo maior acionista é a empresa VK (mais conhecida como Mail.ru Group, maior gigante de TI da Rússia).

Quer saber mais? Acesse o Instagram.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por