Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Cresce procura por festa de casamento no Caribe; no Brasil, faltam logística e organização

Cláudio Lacerda Oliva
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/03/2024 às 06:14.
O que falta no Brasil para um Destination Wedding mais agressivo é promoção, divulgação certa, logística e infraestrutura adequada (Jeremy Wong Wedding via Unsplash)

O que falta no Brasil para um Destination Wedding mais agressivo é promoção, divulgação certa, logística e infraestrutura adequada (Jeremy Wong Wedding via Unsplash)

Para alguns casais, o grande dia merece ser celebrado não apenas com uma festa inesquecível, mas uma viagem repleta de experiências. O chamado Destination Wedding, tipo de celebração que acontece fora da cidade natal do casal, pode acontecer, inclusive, fora do país de origem. Uma das opções buscadas pelos brasileiros são os casamentos no Caribe, especialmente em Punta Cana, Cancun, Riviera Maya e Curaçao.

"O Destination Wedding é o estilo perfeito para os casais que buscam ir além da festa, pois, podem contar com mais tempo com os convidados e ainda dispõe de uma variedade de eventos dentro da mesma celebração. É possível encontrar pacotes completos para que os casais consigam oferecer toda a comodidade aos convidados durante a organização da viagem", comenta Camila Piccini, sócia do Casar.com, plataforma de sites e listas de casamento.

Um dos exemplos é a Cheers Travel, empresa pioneira no serviço, que conta com mais de 10 anos de mercado no Brasil e Estados Unidos. Segundo os dados levantados pela organização, do último ano para este, houve um aumento de 10% na procura por casamentos no Caribe por casais brasileiros, e, para 2025, a expectativa é que o índice esteja 15% maior.

Para quem deseja celebrar a união em uma viagem como essa, o investimento médio é de U$ 25.000,00 (cerca de R$125 mil), considerando um evento de 80 a 100 convidados. 

"Pelo o que analisamos em nossos longos anos de mercado, os casais que optam por uma viagem internacional buscam uma celebração com os convidados e familiares mais próximos, já cientes de que o formato demanda uma logística maior do que apenas um dia de festa", compartilha Henrico Carlo, co-fundador da Cheers Travel.

De acordo com o executivo, o indicado para a viagem considerando convidados vindos do Brasil, são pelo menos cinco dias.

"Nesse período, é possível realizar outras experiências, como um luau, passeios de barco, passeios turísticos ou festas na cidade junto com os seus convidados", explica.

Os meses de alta temporada para esse tipo de evento são maio, junho e novembro. Ao procurarem a empresa, os casais buscam um serviço que ofereça expertise não só no destino, mas na produção de casamentos, necessitando suporte durante todo o processo, que, na maioria das vezes, é organizado à distância. 

No Brasil existe uma demanda para realizar casamentos em locais turísticos e com vistas deslumbrantes. No litoral de São Paulo, Maresias é um dos locais bastante procurados. Chácaras em cidades de Itu, Campos do Jordão, Serra Negra, Guararema e Atibaia também tem tido aumento de demanda.

Em Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Sabará e Araxá são destinos onde os noivos procuram por espaços adequados para receber essas cerimônias. No litoral de Pernambuco mais precisamente em Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e também em Tamandaré existem alguns locais apropriados para a realização desses eventos, assim como no
litoral sul da Bahia, como Itacaré, Cumuruxatiba e Caraíva, que também são locais onde a demanda por esses serviços cresce de maneira forte.

O que falta no Brasil para um Destination Wedding mais agressivo é promoção, divulgação certa, logística e infraestrutura adequada. Muitas pousadas e hotéis, chácaras e sítios são destinos que podem demandar um crescimento enorme desse potencial turístico, pois cada vez mais as pessoas querem fazer suas comemorações junto à natureza. Segundo estudos preliminares, existe no Brasil uma demanda reprimida da ordem de 400% nesse segmento, o que é um percentual altamente favorável para o investidor pensar a médio prazo.

* Diretor Executivo da Assimptiur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por