Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Países que não precisam de visto para turistas brasileiros e como é importante o seguro de viagem

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/04/2024 às 07:00.
Além de dar cobertura médico hospitalar, seguro viagem garante o mínimo de recurso para um bom atendimento, em qualquer país que você esteja, desde que segurado (Converkit via Unsplash)

Além de dar cobertura médico hospitalar, seguro viagem garante o mínimo de recurso para um bom atendimento, em qualquer país que você esteja, desde que segurado (Converkit via Unsplash)

É importante saber que muitos países não exigem do turista brasileiro visto para entrada no país. A maioria exige o seguro de viagem, durante o período de estada desse turista no território escolhido. Outro fator fundamental é saber entender a importância da contratação do seguro de viagem, tão importante como as passagens aéreas de ida e volta.
Muitos viajantes tentam economizar o valor do seguro de viagem, que na maioria das vezes não chegam a representar nem 2% do valor total da viagem, e pode ser um grande aliado para qualquer emergência médica. Eu mesmo já vi acontecer vários casos graves de doenças imprevistas ou pequenos acidentes - como pé quebrado, mão quebrada - e um acidente de carro, que pode impossibilitar o turista temporariamente de seguir seu plano de viagem.

O seguro de viagem, além de dar cobertura médico hospitalar, garante o mínimo de recurso para um bom atendimento, em qualquer país que você esteja, desde que segurado. O fato da não exigência de visto não garante uma viagem tranquila. Sempre é bom se resguardar. Listamos abaixo alguns países que não exigem visto de entrada para brasileiros em 2024 e
prepare as suas malas! Na lista constam países bem procurados, como França e Itália, assim como a exuberante Belize, no Caribe, e suas belezas naturais.

Argentina
O primeiro lugar na nossa lista é a Argentina, um dos países que não precisam de visto para viajar. De fato, pelo acordo de cooperação entre os Estados Partes do Mercosul, apenas o passaporte ou a carteira de identidade (RG) são necessários. Mas recomenda-se a contratação de seguros de viagem, em período anterior a data da viagem.

Caribe
Aruba, Barbados, Belize, Curaçao e tantos outros destinos paradisíacos no Caribe não necessitam de visto de brasileiros. Isso faz da região uma das mais visitadas por brasileiros que desejam o contato com a natureza exuberante da região, de maneira simples e não burocrática. Ou seja, arrume as suas malas, se organize e prepare para aproveitar dias ensolarados à beira-mar de águas cristalinas do Caribe.

Chile
O Chile, como Estado Associado do Mercosul, também concede aos viajantes brasileiros a possibilidade de entrada de maneira simples, representando um dos países que não precisam de visto para entrada. No entanto, é necessário estar atento a algumas recomendações determinadas pelo Estado Chileno, sobretudo, de questões sanitárias e de saúde pública. Você pode consultar a relação no site do Ministerio de Salud chileno (www.minsal.cl/plan-fronteras-protegidas).

Espanha
O governo espanhol assegura aos viajantes brasileiros a entrada no país somente com o passaporte válido. No entanto, o período de estadia não pode ser superior a 90 dias. Ou seja, mesmo sendo um dos países que não precisam de visto para entrada, a permanência exige documentação específica. É bastante recomendado o seguro de viagem.

França
A entrada no território francês também não é dependente da emissão de visto, desde que o período seja inferior a 90 dias máximos. Em um cenário um pouco mais rígido, a França exige a comprovação da passagem de retorno
no período indicado, além da exigência de seguro viagem com cobertura de despesas médicas e hospitalares.

Grécia
Berço da civilização ocidental, a Grécia reserva maravilhas históricas e de beleza natural estonteante para seus visitantes. Para os brasileiros, o governo da Grécia não solicita visto de entrada, mas solicita alguns documentos:

  • Passagem de retorno ao Brasil ou continuidade da viagem
  • Mínimo de 50 euros diários por pessoa
  • Reserva de hospedagem ou carta-convite
  • Apólice de seguro viagem com cobertura internacional de saúde
  • Certificados internacionais de vacinação exigidos à época

Hong Kong
A entrada em Hong Kong para brasileiro é permitida mediante a apresentação de passaporte válido, não sendo necessário o visto. No entanto, o governo local poderá solicitar ao viajante comprovantes que atestem o quadro de saúde no momento da entrada. Também podem exigir a contratação de um seguro de viagem pelo período que o turista ficar por lá.

Itália
A Itália é um dos países que não precisam de visto para viajar, desde que a viagem tenha objetivo de turismo, negócios, competição esportiva, convites, missões ou estudos. Assim, é exigido dos brasileiros o período máximo de estadia de 90 dias.

Portugal

Em acordo comum legal, os estados brasileiro e de Portugal determinam a não obrigatoriedade de visto de entrada, desde que o período de permanência não exceda 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias máximos. No entanto, alguns documentos podem ser exigidos:

  • Passaporte válido
  • Passagem aérea (ida e volta)
  • Comprovante de hospedagem
  • Comprovante de vínculo laborativo ou atividade profissional no Brasil
  • 75 euros por cada entrada no território português, acrescidos de 40 euros por dia de permanência

Reino Unido
Viagens a turismo ou negócios, realizadas por brasileiro ao Reino Unido estão isentas de emissão e apresentação de visto, desde que apresentem o prazo máximo de 180 dias. Para outras ocasiões, como trabalho ou estudo, deve-se consultar os termos do governo britânico. 

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por