Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.
Com boas perspectivas

Setor de eventos cresce de maneira significativa no Brasil

Distrito Anhembi reabre reformado e Maceió será a sede do Entur Summit em agosto

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/04/2024 às 07:00.
Entur Summit nasceu no fim da pandemia, em 2022, em João Pessoa, e se consolidou como um dos principais eventos de formação tecnológica e vendas para profissionais de turismo (Divulgação /  Entur Summit)

Entur Summit nasceu no fim da pandemia, em 2022, em João Pessoa, e se consolidou como um dos principais eventos de formação tecnológica e vendas para profissionais de turismo (Divulgação / Entur Summit)

Estamos fechando o primeiro quarto desse ano, e as perspectivas para o setor de eventos no Brasil estão fervilhando de oportunidades por todo o país. Atualmente esse segmento vive plena expansão, crescimento, novos cenários e novidades em relação a eventos que estão se consolidando bastante, principalmente pós pandemia.

Um dos eventos é a Anunga Brasil, uma feira líder mundial do setor de alimentos e bebidas, desembarca no mercado brasileiro, mais uma marca forte do setor explorando o potencial do nosso mercado. E este lançamento vem com outro fator de novidade. Este será o primeiro evento (antes da data oficial de inauguração) a acontecer no renovado e ampliado Distrito Anhembi na cidade de São Paulo.

Distrito Anhembi remodelado
O Distrito Anhembi está em fase final de remodelação pela GL EVENTS recolocando o local como uma das principais referências no setor de eventos do Brasil e da América Latina com foco na geração de negócios. São Paulo é o que é hoje em dia no mercado de eventos. A GL, que hoje já administra com competência o São Paulo Expo, agora mira em eventos de maior porte, utilizando o distrito Anhembi como principal objetivo de grandes eventos.

No São Paulo Expo nesse início de ano já foram realizados vários eventos como a, Intermodal, Feicon entre outras, trazendo milhares de congressistas para a capital paulista.

Outro grande evento de relevância mundial que chega pra ampliar o setor é o Gamescon, líder no setor de games, que está desembarcado aqui em parceria com o tradicional BIG festival. São Paulo já tinha os eventos CCXP e BGS que são os principais do cenário brasileiro e agora
recebe uma outra marca muito forte. O GAF, Global Agribusiness Fórum, que acontecia em hotéis da cidade de São Paulo, foi oxigenado com uma parceria com a XP e mudou de local e conceito. Agora será Global
Agribusiness Festival e sai dos hotéis para acontecer no Allianz Parque!

Isso mesmo, evento do agronegócio acontecendo em estádio de futebol.
E por falar em estádio de futebol, a Neo Química Arena recebe ainda neste ano o primeiro jogo na América Latina da liga de futebol americano, NFL.

O autódromo de Interlagos além das corridas em 2023, recebeu 3 megafestivais musicais e para esse ano, serão 5, já contando com o recente Lollapalooza. Depois de uma paralisação quase que total durante a pandemia, o setor de eventos vive agora um momento de recuperação, ampliação e consolidação, não só em São Paulo, como em outros estados.

Segundo números divulgados pela Ubrafe e pela SP Turis só os eventos com foco na geração de negócios (feiras, congressos, corporativos) atraíram mais de 6 milhões de pessoas a cidade no ano passado, estimando 6,3 milhões para 2024.

Foram 1286 eventos com este foco e no mínimo 700 pessoas participando de cada um deles durante o ano de 2023. Só no segmento de  hospitalidade, São Paulo conseguiu taxas de ocupação excelentes.

Os eventos são uma alavanca impressionante de desenvolvimento econômico de qualquer destino turístico. Em Belo Horizonte, por exemplo, o crescimento em 2023 foi da ordem de 50% em eventos econômicos, sociais, esportivos e farmacêuticos. Além disso, os shows musicais deram seu recado com mais de 15 atrações.

Vamos finalizar esse nosso bate papo com um evento que vai acontecer em Maceió em agosto desse ano. A cidade que revitalizou o seu espaço de evento vai ser sede do Encontro Nacional de Turismo (Entur Summit). Esse evento que aconteceu no ano passado em Florianópolis reunindo mais de 1.000 profissionais, esse ano vai acontecer de 29 a 31 de agosto em Maceió, com expectativa de reunir 1.300 agentes de viagens de todo o Brasil e mais de 50 fornecedores de turismo.

O Entur Summit nasceu no fim da pandemia, em 2022, em João Pessoa, e hoje se consolidou como um dos principais eventos de formação tecnológica e vendas para os profissionais de turismo (www.entursummit.com.br).

O Rio de Janeiro, realizará uma série de eventos, dentro um dos principais o show da Madonna, que deverá reunir no mês de maio mais de 4 milhões de pessoas em Copacabana, atraindo mais de 1 milhão de visitantes para a capital fluminense. 

Isso mostra que o setor de eventos cresce em todas as regiões do país e ajuda a consolidar o segmento como um dos mais importantes de apoio à indústria de turismo no Brasil.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por