Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Lugares sagrados

Publicado em 06/05/2024 às 17:01.

O mundo dorme intranquilo todas as noites imaginando o que poderá acontecer no Oriente Médio, principalmente depois que o Irã promover seu ataque com drones e mísseis sobre território de Israel. Desta vez, a terra dos aiatolás foi mais bondosa tanto que não houve mortos e feridos de um lado de lá dos israelenses, o que se julgaria anteriormente muito pouco provável.

Com um dos maiores arsenais de armamentos da região, o Irã se vinha comportando como apenas financiador de grupos extremistas, para o que continua investindo pesadamente. Da vez mais recente, agiu com mais cautela, possivelmente esperando que as demais nações da área -mesmo do planeta - também tivessem mais prudência, uma palavra pouco usável quando se trata do Oriente Médio. 

A belicosidade naquele pedaço do mundo é histórica. No entanto, observa-se que lugares sagrados têm sido preservados, algo que realmente digno de registrar registro. 

A Plataforma Patheos elaborou uma lista dos “100 lugares mais sagrados da Terra”, incluindo e destacando templos, jardins, santuários e montanhas com importância em todo mundo, alguns dos quais localizados no núcleo de conflitos.

Índia e Israel lideraram a lista, com 21 sítios sagrados na primeira e 21 na segunda. Na Índia, estão o Templo Sagrado Hannandir Sahib  e o Rio Ganges, enquanto Israel comparece com o Muro das Lamentações e o Monte das Oliveiras.

Por motivo os óbvios, o Brasil não possui representantes no rol, é o único local da América do Sul lembrado é o Lago Titicaca, na fronteira entre Bolívia e Peru, considerado berço da civilização Inca.

Pelo que se percebe, não houve uma escolha aleatória. Tudo foi rigorosamente pesado e medido. Considerarem-se, com ênfase fatores como número de religiões, que atribuem status sagrados a cada local, a frequência de pesquisas online sobre eles, o número de visitantes anuais e a votação das equipes editoriais da plataforma, composta por religiosos e acadêmicos. 

O leitor terá direito de igualmente manifestar-se, se achar que houve descabida preferência por um ou outro local. Eis a lista com os 10 primeiros mais votados: 
Esplanada das Mesquitas (Monte do Templo e Nobre Santuário) - Jerusalém, Israel
Grande Mesquita de Meca - Meca, Arábia Saudita
Monte Sinai - Península do Sinai, Egito
Rio Ganges - Índia e Bangladesh
Sri Harmandir Sahib, O Templo Dourado - Amritsar, Índia
Monte das Oliveiras - Jerusalém, Israel
Basílica do Santo Sepulcro - Jerusalém, Israel
Capela Sistina - Vaticano
Templo Mahabodhi - Bodhgaya, Índia
Muro das Lamentações - Jerusalém, Israel

O Mundo Cristão tem posição privilegiada. Espera-se que assim siga. Janet e Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, no entanto, tomou uma posição dura: “Espero que adotemos sanções adicionais contra o Irã nos próximos dias”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por