'Piratas' sequestram avião líbio e desviam para Malta

AFP
Hoje em Dia - Belo Horizonte
23/12/2016 às 11:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:11

"Piratas" sequestraram nesta sexta-feira um avião da companhia líbia Afriqiyah Airways e o desviaram para o aeroporto de La Valeta, em Malta, indicou uma fonte do Governo de União Nacional (GNA) em Trípoli. Até o fim desta reportagem, os sequestradores liberavam os reféns em grupos.

O avião, que realizava um voo doméstico, havia decolado do aeroporto de Sabha (sul) e deveria pousar em Trípoli, mas desviou para Malta, onde já aterrissou, indicou a mesma fonte, que preferiu não se identificar.

A aeronave, que transportava 118 pessoas, incluindo sete tripulantes, "aterrizou em Malta. Os serviços de segurança coordenam as operações", escreveu o primeiro-ministro da ilha Mediterrânea, Joseph Muscat, em sua conta no Twitter.

"Negociações estão em andamento para garantir a segurança de todos os passageiros", acrescentou a fonte líbia, sem precisar detalhes sobre as negociações.

Além disso, uma fonte da companhia aérea líbia indicou que dois piratas ameaçaram os pilotos com um explosivo, possivelmente uma granada, para forçá-los a desviar o aparelho para Malta.

Ainda não há informações sobre a identidade dos sequestradores nem suas motivações.

Mais cedo, o primeiro-ministro de Malta havia anunciado que tinha sido alertado do "possível sequestro" de um avião líbio, que foi redirecionado para a ilha mediterrânea.

"Fui informado de uma possível situação de sequestro de um voo doméstico da #Libia redirecionado para #Malta. Operações de segurança e emergência em andamento, por -JM", escreveu Joseph Muscat em sua conta oficial.

A Líbia está mergulhada na violência e em um impasse político, cinco anos após a queda de Muammar Kadhafi, em 2011.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por