A barba está em alta e, a cada dia, conquista mais os homens brasileiros. Mas para aderir a moda e desfilar pelos bonitos e saudáveis é preciso alguns cuidados especiais. Até porque, se não for bem cuidada, a barba pode ficar com fios quebradiços, ressecados e opacos. Além disso, o desleixo com os pelos provoca cravos e espinhas.

Quer fugir desses problemas e ter uma barba perfeita? Então confira as dicas abaixo:

- Filtro solar

Os pelos da barba funcionam como proteção natural da pele contra os raios solares, mas este benefício não se estende a todos os barbudos. Aqueles que usam as barbas mais ralas não devem dispensar o uso do filtro solar em toda extensão para proteger a pele. Os homens com barbas mais volumosas estão mais protegidos dos raios solares, mas não devem dispensar o uso da proteção nas áreas que não estão totalmente cobertas por pelos.

Dica: opte por filtros solares de toque seco, que evitam aumentar a oleosidade da barba e da pele.

- Hidratação

A ingestão de água é fundamental independente da estação do ano, mas no verão, devido ao calor, o corpo tende a perder uma quantidade maior de água por meio do suor. Para manter a pele, cabelo e barba saudáveis e com boa aparência aumente a ingestão de água no seu dia a dia.

Dica: ter sempre uma garrafa com água fresca ao seu alcance e não esperar para se hidratar apenas quando estiver com sede.

- Praia e piscina são vilões

O sal do mar e produtos químicos utilizados na água da piscina são os grandes vilões de uma barba saudável e causam uma desidratação severa dos fios. Para evitar esse incômodo, adote o óleo para a barba como aliado.

Dica: evite o uso de óleos minerais ou com silicone na composição, pois estes produtos podem ser efetivos em primeiro momento, mas a longo prazo causam um severo ressecamento da barba. Dê preferência para óleos desenvolvidos especificamente para barbas e bigodes.

- Penteie a barba

Ao pentear a barba, os fios ficam mais alinhados e abertos, possibilitando a maior circulação do ar, diminuindo a incidência de fungos e bactérias e, consequentemente, aumentando a sensação de refrescância.

- Higienização dos fios

Limpar a barba diariamente com produtos é o mandamento número 1 dos barbados. 

Dica: Em dias muito quentes lave a barba mais de uma vez com o shampoo para a barba e não esqueça do condicionador para hidratá-la na medida certa. É importante optar por produtos específicos para os barbados, pois estes cosméticos são responsáveis por cuidar desde à pele debaixo da barba a fim de evitar cravos, espinhas e pelos encravados ao fio.

- Cuidado ao barbear

Devido ao calor, alguns homens migram da barba volumosa para a mais rala no verão, mas esta transição também requer cuidados. Evite usar a lâmina para desenhar a barba logo depois de tomar muito sol, pois a pele fica irritada e as chances de provocar uma lesão são muito grandes.

Dica: para aparar a barba no verão deixe a lâmina um pouco de lado e recorra a tesoura. Se o uso da lâmina for indispensável, hidrate bastante a pele antes de utilizá-la.

*Fonte: Grecin / Just For Men