Para os cabelos, efeito molhado, fios partidos ao meio ou mesmo trançados. Para o rosto, pele fresca, leve e iluminada; olhos, bochechas e lábios levemente rosados ou amarronzados, sempre com muita naturalidade. 

O Verão 2018 pede somente o realce da beleza da mulher, sem penteados superelaborados ou maquiagem com contorno à la Kardashians (as irmãs americanas usam técnicas que trabalham luz e sombra para disfarçar imperfeições da pele e alterar traços do próprio rosto).

“Pele totalmente transparente, viçosa, feita com base, corretivo e pó ou somente corrigida de forma leve. A ideia é mostrar que a mulher teve uma ‘noite de Cinderela’”, brinca Marcos Costa, maquiador oficial da Natura e responsável pela beleza de três desfiles da 44ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), incluindo o do mineiro Ronaldo Fraga.

Tanto Costa quanto outros experts que participaram da semana de moda, que terminou em 31 de agosto, apostaram no uso dos pincéis com “moderação”, focando no realce dos atributos das modelos.

Valorize

A pele mais clean já havia aparecido como tendência no Inverno 2017 e, agora, para a estação mais quente do ano, permanecerá em alta. Mudança já percebida nos salões de beleza.

“Hoje, vejo que minhas clientes já procuram uma maquiagem ‘acordei assim’, que valorize a beleza natural, com menos transformações”, conta Bruna Costa, maquiadora e cabeleireira do salão Platinum Visage, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima.

Uma das dicas para deixar a make atual e linda, além de não pesar na base e no pó, é lançar mão do iluminador, sugere Marcos Costa.

“Este é um dos xodós da maquiagem. Peles claras podem optar pelos perolizados e para as mais escuras recomendo os bronzes ou dourados”, diz o especialista da Natura.

Aposte

O mood natural da estação também é pedido para os cabelos. Nos desfiles da SPFW, madeixas soltas, sem escova ou cachos feitos, foram marcantes.

No entanto, muitas grifes apostaram em fios com efeito molhado e grudados à cabeça e, também, em penteados com tranças.

“Para conseguir que o cabelo pareça molhado, a dica é misturar gel e água em um borrifador e aplicar a solução”, ensina a especialista Bruna Costa.

Pantone Rose Quartz Rosa Millenial

Rosa Millenial

“O laquê dará uma textura mais fina e as pomadas mais hidratantes também são válidas”, completa.

Colocar a criatividade em prática é a sugestão de Rosângela Rocha, maquiadora e cabeleireira da Maison Rocha, no bairro Gutierrez, região Oeste de BH.

“O cabelo tem que ser estilizado de acordo com cada tipo de personalidade, assim é que o natural irá sobressair”, revela.

Além Disso 

O rose quartz, da Pantone, apelidado de rosa millenial, saiu das peças e foi parar na make. Mas a cor é uma boa escolha para todos os tons de pele?

De acordo com o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, a mulher é livre para usar aquilo com o que se sente bem e bonita.

No entanto, existem cores que se adaptam melhor conforme o tom da pele. São elas:

  • Clara rosada: melão, ouro e palha.
  • Morena: rouge, rosê, nudes intensos e violeta.
  • Negra: berinjela, vinho, marrons claro e escuro. 
  • Castanha: se o tom da pele for amarelado, pode usar cores quentes com um toque de tons frios.
  • Oriental: com peles amareladas, tons que puxam para o rosa, lilás e pérola. Com peles rosadas, boa opção está nos marrons e em todas as cores com pigmentos amarelados, como vermelho, violeta, lilás, laranja e outros