Não é de hoje que Kate Middleton repete os looks favoritos. Desde que era noiva do herdeiro do trono mais cobiçado do mundo, há sete anos, ela vem dando lições às plebeias de como dar cara nova a uma peça usada em eventos sociais anteriores.

Recentemente, em viagem oficial do casal real à Bélgica, a duquesa de Cambridge repetiu um vestido branco da grife Alexander McQueen, escolhido em junho de 2015 para o batizado da filha Charlotte. 

No entanto, a peça não ficou parada no guarda-roupa da nobre por dois anos. Em 2016, o vestido de modelagem clássica já havia sido fotografado durante aparição da duquesa, com William e os filhos, no Palácio de Buckingham. 

Para a atual reflexão feita pela indústria da moda em todo o mundo – a da primazia pelo sustentável –, a atitude de Kate, que tem ao alcance das mãos peças de grandes estilistas, é mais do que significativa.

“É interessante ela dar esse exemplo porque vivemos um momento em que o consumo precisa ser repensado por motivos ambientais e econômicos”, destaca o consultor de estilo Rodrigo Cezário.

Atualmente, não há nada mais “fora de moda” do que usar uma peça e descartá-la em seguida, observa Flávia Virgínia, professora de produção de moda da Una. 

“Por isso a importância de optar por uma roupa de maior relação com o estilo pessoal do que com o que ‘está em alta’. O estilo agrega conteúdo à peça para que a pessoa possa usar mais de uma vez”, coloca.

Acessórios

À primeira vista, pode parecer difícil repetir um traje com o qual já apareceu em um baile de formatura ou um casamento. Mas Kate Middleton e os especialistas deixam claro que alterar os acessórios é a melhor opção para parecer diferente.

“Indico investir nos acessórios chamados de statement, aqueles que têm presença, que são marcantes e, principalmente, os atemporais, que não seguem muito os modismos”, ressalta Rodrigo Cezário.

É possível lançar mão de casacos, estolas, bijuterias, sapatos, bolsas ou joias. “Dependendo da roupa, se colocar um batom vermelho e prender um rabo de cavalo, a forma como as pessoas vão perceber aquela peça já será totalmente diversa. É preciso entender que tudo o que compõe um look faz diferença”, ensina Flávia Virgínia.

Confira algumas dicas dos especialistas de como alterar facilmente os looks de festa:

  • Sempre que for chamada para uma festa, antes de afirmar que não tem o que usar, reflita sobre os acessórios disponíveis e como esses itens poderão alterar aquele vestido que está guardado
  • Para alterar uma produção, o acessório deve ter algo por trás, um conceito ou um significado especial
  • “Se cansou do vestido, uma ótima opção é buscar um ateliê de moda para retirar ou acrescentar um bordado ou mesmo reduzir o comprimento da peça”, observa Flávia Virgínia, professora da Una
  • Peças feitas à mão, como bolsas e bijuterias finas, têm alto valor para a moda. Acrescentá-las ao look enriquecerá o visual
  • Joias passadas de mãe para filha devem ser preservadas e são exemplo de acessórios atemporais
  • Os broches são itens que produzem destaque sobre as peças. “Eles têm o poder de mudar a cara da roupa, torná-la diferente. Enchem a peça de sentido”, destaca o consultor de estilo Rodrigo Cezário