Rafael Reis* - Instagram: @escolaexperimente

Apresentamos aqui nas últimas semanas diferentes estilos de cervejas produzidas em Minas Gerais. Mas alguns leitores possivelmente são impossibilitados de consumir essas bebidas por serem celíacos. Quem sofre dessa doença tem intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na cevada, no trigo, no centeio e na aveia, ou seja, nas principais matérias-primas cervejeiras. Já há alguns anos a indústria vem buscando técnicas para desenvolver cerveja sem glúten e, assim, satisfazer o desejo de consumo de milhões de pessoas e conquistar uma fatia importante do mercado.

De um modo geral, há duas formas de se produzir cerveja sem glúten. Uma delas é fazer uma cerveja normal, com malte de cevada, e, depois de fermentada, usar um potente clarificante que tem o poder de quebrar proteínas e deixar apenas traços de glúten. A outra forma é usar cereais que não contêm essa proteína, como arroz, milho ou trigo sarraceno. No Brasil, esses fermentados são registrados como “bebida alcoólica mista”.

A Berry Saison da Loba é uma bebida produzida com trigo sarraceno, fermento belga e frutas vermelhas. O resultado é uma cerveja clara, turva, com baixa retenção de espuma. Aroma de grão, frutado de fermentação e frutas vermelhas. O teor alcoólico é bastante baixo (3,6%), o amargor é mediano, tem baixa acidez e sabor levemente frutado. Pode ser combinada com doces (frutas ou chocolate branco, por exemplo), salada e peixe.

Somente no Brasil, os celíacos já somam mais de 2 milhões de pessoas, segundo a Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil). Isso para não falar das pessoas que praticam exercícios físicos e/ou fazem algum tipo de dieta que pede a retirada do glúten da alimentação.

A Cervejaria Loba conta com profissionais de alto nível e cervejeiros que atuam especialmente na fabricação e formulação das receitas.
Além das cervejas especiais, a Loba fabrica as cervejas sem glúten, para atender os amantes de cerveja que apresentam alergia ao glúten, onde procurou-se obter uma cerveja para atender este público, com características de uma cerveja especial.

* Rafael Reis é especialista em tecnologia cervejeira, gestor sensorial e coordenador da Escola Experimente

Leia mais:

Marca jovem com fôlego de veterana: Cervejaria Loba celebra quatro anos com 18 rótulos