Rafael Reis* - Instagram: @escolaexperimente

Em muitos países, os estilos de cerveja tinham denominações simples, como a cor da cerveja. É o caso da blonde ale belga (cerveja dourada), da weissbier alemã (cerveja branca) ou da brown ale inglesa (cerveja marrom). No mundo da cerveja, a palavra “ale” indica que a bebida foi produzida a partir de uma fermentação em temperatura mais elevada (na faixa de 18 ºC), o que faz com ela tenha o cheiro um pouco mais frutado. Na Inglaterra, tradicional produtor de “ale”, essa palavra é praticamente sinônimo de cerveja. Sua coloração marrom é obtida a partir da combinação de diferentes maltes de tonalidade mais avermelhada e, em alguns casos, com uma pequena adição de maltes escuros. Essa combinação também é responsável pelo cheiro e pelo sabor da cerveja, podendo lembrar caramelo, nozes e, no caso de maltes escuros, café ou chocolate. Os lúpulos ingleses têm cheiro mais herbal, terroso e mentolado, mas nesse estilo de cerveja, diferentemente das IPA (India Pale Ale), eles não são muito perceptíveis.

A Brown da Taberna é mais puxada para o castanho, com um creme bege bastante consistente. O aroma é predominantemente adocicado e, devido aos maltes utilizados, lembra caramelo, que aparece também no sabor. O dulçor do malte está b>em balanceado com o amargor do lúpulo e o final de boca é seco. A cor avermelhada faz muita gente pensar que a cerveja é mais forte, mas ela tem apenas 5% de álcool, quase o mesmo teor de um pilsen tradicional. É muito fácil de beber, ótima companhia para uma noite de rock no pub da cervejaria.

Puxando para o lado da gastronomia, é muito versátil, combinando com muitas comidas da cozinha mineira. Faça um teste com carne de porco grelhada ou assada (lombo, costelinha ou pernil) e se surpreenda. Melhor ainda se a carne de porco estiver dentro de um pão de queijo quentinho. Teste lá e me conte!

Taberna do Vale

* Rafael Reis é especialista em tecnologia cervejeira, gestor sensorial e coordenador da Escola Experimente

Leia mais:

Taberna do Vale, em Nova Lima, é fábrica, escola e point para amantes da boa cerveja