A 9ª edição do Brumadinho Gourmet, o mais importante festival de arte, cultura e gastronomia da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que será realizada dos dias 7 a 10 de setembro, terá a participação de dois chefs renomados de Portugal. Os convidados especiais são os ibéricos Ivo Brandão e Samuel Mota.

Os europeus participarão de diversas atividades e, inclusive, farão parte do corpo de jurados do concurso cultural Chef Brumadinho Gourmet. Os cinco vencedores do concurso ganharão troféu, avental personalizado, brindes de patrocinadores do evento e o melhor: bolsas de 80% (para o primeiro colocado) e de 50% (para os demais) para o curso de gastronomia das Faculdades Promove, em Belo Horizonte.

O festival será realizado em Casa Branca, região de condomínios e muita natureza em Brumadinho, ao pé da Serra do Rola Moça. Além de escolherem os melhores pratos, eles também irão cozinhar em um dos restaurantes que servirá comidas portuguesas.

Os portugueses são dois jovens talentos da culinária do país e trabalham muito com cozinha contemporânea e tradicional. Esta é a segunda vez que eles vêm ao Brasil, e a agenda será cheia, incluindo aulas e palestras exclusivas para os alunos do Curso de Gastronomia das Faculdades Promove. Além disso, eles também irão recrutar estagiários para ir aprender na prática em Portugal.

Segundo o coordenador e professor do custo de Gastronomia do Promove e curador do Festival Brumadinho Gourmet, Jackson Cabral, há dez alunos da faculdade fazendo estágio com eles em Portugal, e um deles foi já contratado. “A ideia em trazê-los é para que o evento tenha essa visão internacional, dando mais peso e glamour ao evento. Isso proporciona também um intercâmbio”, enfatiza Cabral.

Os portugueses têm uma forma diferente de trabalhar, já que não têm um restaurante fixo. Os amigos montaram a consultoria gastronômica Sine Qua Non e atuam em vários restaurantes de Portugal e também na Romênia.

"Fomos convidados para ser jurados do concurso e vamos ter um restaurante para apresentar o que é o nosso trabalho em Portugal”, explicou Samuel Mota. Em Brumadinho eles trarão vários pratos, incluindo um bacalhau à Bras, bolinhos de carne de caça, iguarias com azeitonas e embutidos. 

O Festival será realizado em uma área com mais de 8.000 metros quadrados, onde o público contará com uma estrutura completa com restaurantes, serviços, shows e artes. O acesso ao local é fácil e bem sinalizado, a pouco mais de 30 quilômetros de Belo Horizonte.

Leia mais:

Concurso vai premiar cozinheiros com bolsa de até 80% em faculdade de gastronomia
Inscrições para o concurso Chef Brumadinho Gourmet terminam neste sábado