Inspirados nas bandeiras ou em símbolos importantes para os países, uniformes das seleções da Copa, que são campeões de venda, chamam a atenção pelo ineditismo do design, composição de cores ou mesmo por tradição ou sucesso das equipes.

Exemplo disso é a camisa da Nigéria, desenvolvida para o Mundial 2018, que virou sensação e esgotou em poucos minutos, assim que chegou às lojas e ao site oficial da Nike, no início deste mês. Para Amanda Aguiar, designer de estampas e docente da Escola de Moda Denise Aguiar, a ousadia do layout foi ingrediente primordial para o sucesso.

“Fizeram algo que ninguém esperava, com desenhos geométricos que deram ritmo à estampa. Captaram o estilo das ruas e levaram para o futebol como uma forma de representação. Não há nada de acomodado ou estático, o design é veloz e superatual”, explica.

Coleção Nike Nigéria

A Nike criou coleção completa com agasalho, camisas e acessórios para a seleção da Nigéria, um sucesso de vendas

A composição de cores também é um diferencial da peça, aponta a consultora de imagem Luiza Oliveira, fundadora e docente do Plural Espaço de Moda. “São cores de altíssimo contraste, o preto e o branco, e há o verde-lima, que é um tom mais quente. Essa é uma camisa muito dinâmica porque as linhas inclinadas para frente dão essa mensagem visual”, coloca.

No entanto, apesar de ter “bombado” fora do Brasil, por aqui a camisa da Nigéria pode até ser bem procurada, mas ainda ocupa o sétimo lugar entre as mais vendidas na Netshoes, plataforma de vendas on-line.

De acordo com o ranking do e-commerce, as camisas de Brasil, Portugal e França estão no Top 3. Já no levantamento da Centauro, os três primeiros lugares estão com as seleções Brasileira, Argentina e Alemã. Ambos os levantamentos foram encaminhados pelas empresas antes do término da fase de grupos.

Camisas de Portugal, França, Argentina e Alemanha ocupam posição de destaque, junto à do Brasil

Camisas de Portugal, França, Argentina e Alemanha ocupam posição de destaque, junto à do Brasil, nos rankings das lojas Netshoes e Centauro

Leia mais:

Formas e cores dos uniformes das seleções podem influenciar desempenho nos gramados

Gatos da Copa: confira o desfile de belos que dominam a bola na Rússia

Madeixas dos jogadores chamam a atenção, mas podem até afetar desempenho dos atletas