A série “Mega Man” certamente é uma das mais frutíferas da Capcom. Lançada em 1987 no NES (Nintendinho), a franquia acumula um vasto leque de episódios que se espalharam pelos mais diversos consoles. Nos últimos meses, a Capcom, no embalo dos 30 anos do robozinho azul, tem reunido os títulos em coletâneas. A mais recente é “Mega Man X Legacy Collection”, que acaba de ser lançada para PC, PS4, Xbox One e Switch, a poucas semanas da estreia do inédito “Mega Man 11”. 

O lançamento da série X aconteceu em 1993, com “Mega Man X”, para o Super Nintendo. A história se passa cerca de 30 anos após a série clássica, em que um pesquisador encontra um dos robôs de Dr. Light numa cápsula, denominada X. Tratava-se uma máquina com vontade própria. Ele decide replicar o androide e cria um grupo de máquinas com capacidade de decisão. Algumas delas se viram contra a humanidade. 

A série X teve grande importância na franquia “Mega Man” por permitir a expansão para outras plataformas. Até o lançamento do primeiro episódio, a franquia era restrita ao Nintendinho, o que fazia dela visualmente limitada dentro da capacidade de processamento do console 8 bits. Com a saga X, o visual de Mega Man se modernizou, assim como permitiu a inclusão de novos personagens Zero e Axl.

Acervo
O legal desse compilado é que é possível ver a evolução gráfica da franquia. O primeiro episódio, lançado no Super Nintendo, já trazia um avanço significativo aos games do NES. Já a edição X8, lançada em 2002 para PS2, oferece visual bastante arrojado. 

Para rodar nos formatos de telas atuais, os games passaram por uma remaste-rização para suavizar a resolução e também contam com bordas nas laterais para preencher toda a tela.

Em termos de jogabilidade, o game segue o mesmo padrão com seleção de fases por conta do jogador e captura de armas dos chefes de fase. O gameplay também segue como outrora, basicamente com botões de tiro e salto.

O pacote
A primeira compilação da série X foi publicada em 2006 para PS2 e GameCube e incluía dos episódios “X” a “X6”. Agora a Capcom oferece três opções. A primeira com os episódios “X” a X4”, uma segunda com “X5” a “X8” e uma terceira que une todos os jogos. Os preços são de R$ 90 (para as versões fracionadas) e R$ 180 para a edição completa. No Brasil ainda há uma edição em disco para PS4.